Cultura

Jabuti premia Fernanda Young e escolhe ‘Uma História da Desigualdade’ como melhor livro do ano

SÃO PAULO – Surpresa entre os presentes, que esperavam em sua maioria um escolhido entre os livros de ficção, “Uma História de Desigualdade – A Concentração de Renda entre os Ricos no Brasil 1926 – 2013” foi eleito o melhor do ano na premiação do Jabuti.

A obra de Pedro H. G. Ferreira de Souza foi a tese de doutorado do autor e se debruça sobre a história econômica do Brasil para analisar a desigualdade de renda no país.

FERNANDA YOUNG

Outro dos principais prêmios da noite foi o Jabuti póstumo para Fernanda Young, por “Pos-F: Para Além do Masculino e do Feminino”. Young morreu em agosto deste ano e foi representada por sua filha no palco.

ROMANCE 

Na categoria romance, o vencedor foi “O Pai da Menina Morta”, de Tiago Ferro, lançado pela Todavia. Ganhador também do prêmio São Paulo de Literatura deste ano na categoria para autores estreantes.

BIOGRAFIA

Entre as biografias, “Jorge Amado”, de Joselia Aguiar, foi escolhida vencedora. Já entre as obras de poesia, a eleita foi “Nuvens”, de Hilda Machado. Nos contos, a eleita foi Vilma Arêas com “Um Beijo por Mês”.

DIVERSIDADE

A cerimônia no Auditório Ibirapuera se preocupou também em passar um recado de diversidade, sobretudo nas questões raciais. O ator Lázaro Ramos foi o apresentador, enquanto Fabiana Cozza fez uma apresentação musical. A autora homenageada desta edição foi Conceição Evaristo.

Nascida em Belo Horizonte, a escritora pleiteou no ano passado ocupar a cadeira que havia pertencido ao cineasta Nelson Pereira dos Santos na Academia Brasileira de Letras. A iniciativa engajou o movimento negro e gerou uma manifestação popular com duas petições online, cada uma com mais de 20 mil assinaturas, defendendo que Conceição fosse a primeira mulher negra a se tornar imortal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com