Cidades

Ipatinga terá evento especial para ampliar a cobertura vacinal

Programação acontece no Parque Ipanema, com pontos de imunização contra a poliomielite e meningite C 

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade dos Rotarianos de Ipatinga, realiza no dia 4 de dezembro, domingo, a partir das 8h30, no Parque Ipanema, o evento “Rotary na Corrida Contra a Pólio”. A ação conjunta tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil. 

A corrida terá um percurso de 5 km e as inscrições podem ser feitas no site da Pace3(www.pace3.com.br).

Também serão mobilizadas na ocasião frentes de imunização contra a poliomielite,para crianças de zero a quatro anos, e serão aplicadas ainda doses contra a meningite C, para pessoas entre 16 e 30 anos. Para trabalhadores da educação superior, estudantes universitários e trabalhadores da saúde o imunizante será aplicado independentemente da idade, mediante apresentação de documentos que comprovem a classificação do profissional, assim como o cartão de vacina e documento de identidade. As vacinas estarão disponíveis entre 8h30 e 12h.

O evento contará também com ações da Seção de Controle de Zoonoses (SCZ), que fará exposição de animais e testagem de leishmaniose. Para as crianças serão disponibilizados brinquedos, além da distribuição de algodão-doce e pipoca, entre outras atividades. 

A gerente do setor de vacinas do município, Bruna Chaves, ressalta que é importante que os pais e responsáveis compareçam ao evento com seus filhos, para garantir a imunização das crianças que estejam com a situação vacinal em atraso. “Mesmo aqueles que não irão participar da corrida devem se engajar no propósito, porque trata-se de uma questão de saúde pública. É importante nos unirmos e convocar a população para participar dessa ação. A atual situação das baixas coberturas vacinais é uma realidade nacional, o que aumenta o risco de reintrodução de doenças que já estão erradicadas no Brasil. Realizar ações conjuntas fortalece as mobilizações a fim de auxiliar a proteção desse público e melhorar os indicadores”, reforça Bruna.

A corrida 

Aberta a amadores e profissionais, a corrida terá largada pontualmente às 8h30, na área dos galpões. O percurso de 5 km abrange as ruas internas no Parque Ipanema e também a avenida Roberto Burle Marx, com chegada no ponto da largada. O valor da inscrição é de R$ 70,00 e o cadastro pode ser feito no site da Pace 3 (www.pace3.com.br).

Prevenção

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, o vírus pode acarretar paralisia nos membros inferiores, provocando sequelas para a vida toda. A vacinação é a única forma de prevenção.

A doença foi erradicada no Brasil em 1994. Para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil, é necessário que toda a população com menos de cinco anos seja vacinada. 

As crianças menores de um ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de um a quatro anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, incluindo o imunizante que protege contra a pólio, estão disponíveis durante todo o ano nas salas de vacina do município de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com