Cidades

Ipatinga decreta estado de emergência como prevenção ao coronavírus

Durante a coletiva de impressa o prefeito Nardyello Rocha decretou estado de emergência no município

Aulas estão suspensas em todas as escolas do município a partir desta quarta, por tempo indeterminado. Comitê gestor avaliará diariamente situação local, emitindo boletins vespertinos

IPATINGA – Como medida efetiva de prevenção para conter o avanço do novo coronavírus, tendo em vista os riscos da propagação da doença por meio de transmissão local e comunitária, o Executivo de Ipatinga expedirá até o fim da tarde desta segunda-feira (16) um Decreto que estabelece no município o estado de emergência. Uma das principais medidas contidas no documento é a determinação para que sejam suspensas por tempo indeterminado as atividades letivas em todas as escolas da cidade, nos mais diversos níveis, incluindo as da rede particular, a partir desta quarta-feira (18). Em discussão com representantes do Fomenti – Fórum Municipal de Entidades de Ipatinga, foi definida ainda a interrupção das atividades nas creches, diante da notificação de algumas crianças com quadros gripais.

O estado de emergência foi anunciado em coletiva à imprensa, no final da manhã, na sala de reuniões do gabinete do prefeito. O Executivo confirmou também a suspensão de todas as atividades previstas para comemoração do 56º aniversário de emancipação político-administrativa do município, no mês de abril, assim como outros eventos públicos e também os particulares que dependam de alvarás. Estão suspensas ainda, temporariamente, as visitas aos pacientes internados no Hospital Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Estamos agindo antecipadamente a fim de resguardar a saúde de nossa população, portanto tais medidas são necessárias. Sabemos que todas essas decisões tem um impacto na vida das pessoas, mas neste momento precisamos ser coerentes e tratar o coronavírus como uma pandemia. Já existe um risco real de morte no Brasil em relação a doença e nos últimos dias subiu muito o número de suspeitos em Ipatinga. Não podemos esperar chegar no caos para começarmos a tomar medidas enérgicas que vão ao encontro do bem coletivo”, declarou o prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha.

PICO DA DOENÇA

A previsão dos infectologistas é de que o pico da pandemia no país possa ocorrer no inverno e, assim, os próximos meses vão requerer um cuidado ainda maior das autoridades e da população. Há uma perspectiva de que o pico da doença ocorra dentro dos próximos 30 dias.

A chamada transmissão local (ou comunitária) diz respeito aos casos de pessoas que se infectaram com o covid-19, embora não tenham estado em nenhum país com registro da doença, mas tiveram contato com outro paciente infectado, que trouxe o vírus de fora do país. Já existem muitos casos assim no Brasil.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Para que a ocorrência de outras doenças semelhantes não dificultem o diagnóstico de pacientes que tenham contraído o novo coronavírus (de menor letalidade que os dois anteriores, mas muito mais transmissível), foi antecipada a campanha de vacinação contra a gripe. A partir do próximo dia 23 já estarão sendo vacinados os idosos (com idade acima de 60 anos) e trabalhadores da saúde. A partir de 16 de abril, a vacina estará disponível para professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Crianças de seis meses a seis anos, assim como doentes crônicos, adultos com idade de 55 a 59 anos, grávidas, puérperas e em condições especiais deverão se vacinar a partir de 9 de maio.

OUTRAS MEDIDAS

Também como forma de evitar as transmissões local e comunitária do coronavírus, o prefeito Nardyello Rocha adiantou que fará uma discussão com lideranças religiosas acerca de missas e cultos. “Não podemos, também, unilateralmente ordenar que as entidades parem de orar ou rezar porque, afinal, temos que reconhecer que necessitamos muito das atitudes de fé nesse delicado momento”, pontuou.

É recomendado que sejam evitados treinamentos ou reuniões que signifiquem aglomeração de número superior a 30 pessoas. Ainda, devem ser suspensos serviços voluntários e visitas de estudantes em grupo.

Em relação ao transporte público, a Prefeitura de Ipatinga está recomendando ao concessionário do serviço a adoção de medidas especiais de higienização. A mesma recomendação é transmitida a operadores de táxis e motoristas de aplicativos.

A Prefeitura determinou ainda, a suspensão da emissão de novas carteiras de gratuidade para o uso do transporte público. Os cartões que estão próximos da data de vencimento tiveram a validade prorrogada. Já aqueles vencidos foram automaticamente reativados pela concessionária.

COMITÊ GESTOR

Para acompanhar diariamente a situação e garantir respostas mais rápidas para as demandas, assim como a tomada de eventuais novas medidas, foi criado um Comitê Gestor no município. Além de secretários da Administração municipal, sob a liderança da pasta da Saúde, fazem parte dele o comandante do 14º BPM, o Delegado Regional de Polícia Civil, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar e o Promotor de Justiça da 9ª Promotoria de Justiça da comarca de Ipatinga, Curador da área da saúde no município.

BOLETIM DIÁRIO

A administração municipal definiu ainda a expedição de um boletim epidemiológico diário, a ser divulgado às 16h, com informações atualizadas para conhecimento do público, e também balizar as medidas extraordinárias que venham a ser necessárias em decorrência de novos eventos registrados, ou para modificação de medidas anteriores tomadas.

CASOS NA CIDADE

No momento, Ipatinga tem apenas um caso de coronavírus confirmado (mas já com a quarentena de isolamento cumprida), sendo outros 40 suspeitos, cujos resultados de exames dependem dos laboratórios especializados. Até o momento três casos foram descartados.

Um desses casos de exclusão para Covid-19 é o do homem que veio da Europa e necessitou da intervenção das autoridades sanitárias numa situação completamente atípica, tendo em vista o indivíduo ser residente no país europeu há mais de 20 anos e ter se deslocado ao município em decorrência do adoecimento e posterior falecimento de um filho.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com