Cidades

IFMG publica edital para seleção de novos alunos

IPATINGA – O IFMG publicou os editais do Processo Seletivo 2021 para ingresso de novos alunos no 1ª semestre letivo do ano que vem. Devido à pandemia de Covid-19, este vestibular está com novidades em relação à seleção para os cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio. Ao invés da tradicional aplicação de provas, será feita a análise do desempenho escolar dos inscritos. Já para os cursos de graduação, as regras não mudam: as notas do Enem serão usadas na classificação.

Outra mudança diz respeito à oferta de cursos e vagas, que foi dividida em dois momentos. Nesta primeira oferta, 15 dos 18 campi do IFMG estão participando. As vagas previstas nos editais publicados são para Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves e São João Evangelista. Em uma segunda oferta, com data ainda a ser definida, será a vez dos campi de Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia.

MODALIDADES

A oferta do ensino técnico no IFMG envolve duas modalidades: o curso chamado de Técnico Integrado ao Ensino Médio é para alunos que acabaram de concluir o Ensino Fundamental; já o curso Técnico Subsequente, também chamado de pós-médio, é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio e deseja ter uma formação profissional. No edital deste Processo Seletivo, estão disponíveis 2059 vagas em 48 cursos.

Os estudantes interessados em ingressar nos cursos técnicos integrados deverão providenciar, junto às escolas, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos que desejam entrar em um curso técnico subsequente deverão apresentar, no ato de inscrição, documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas. Para os cursos avaliados por meio de conceitos, foi criada uma tabela de equivalência, que pode ser consultada no anexo 01 do edital 64.

DOCUMENTOS

É importante que os candidatos se informem corretamente nos editais e comecem a solicitar os documentos nas escolas de origem. O link de inscrições estará disponível para acesso a partir do dia 7 de dezembro. Quando o sistema for aberto, será aceito um dos seguintes documentos para comprovar o desempenho escolar:

Histórico Escolar;

Declaração da escola, desde que conste as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, no caso de cursos Técnicos Integrados; ou as notas obtidas nas mesmas disciplinas, mas no 1º e 2º anos do Ensino Médio, no caso dos cursos Técnicos Subsequentes. Clique e baixe o modelo de declaração.

Comprovantes oficiais de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos (Encceja), boletim/extrato de resultado ou outros documentos oficiais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental, para os cursos Técnicos Integrados, e Ensino Médio, para os cursos Técnicos Subsequentes.

É necessário providenciar somente uma dessas opções de documento. As regras da Avaliação de Desempenho Escolar foram apresentadas numa live no YouTube, no dia 19 de novembro, quando diversas dúvidas foram esclarecidas. Assista no canal IFMG Play.

GRADUAÇÃO

No caso do vestibular dos cursos de graduação, as regras estão descritas no edital nº 63. A seleção será realizada com o aproveitamento das notas de uma das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018, 2019 ou 2020). Do total de 1621 vagas, metade será ofertada no Processo Seletivo, já as demais vagas serão disponibilizadas via SISU. O início das inscrições está previsto para 7 de dezembro.

As regras gerais do Processo Seletivo 2021/1 – 1ª oferta estão elencadas nos editais 62, 63 e 64. Nesses documentos, é possível se informar sobre o número de vagas em cada curso, como funciona o sistema de cotas e todo o cronograma do vestibular. A leitura pelos candidatos é obrigatória. Candidatos surdos que precisarem entrar em contato com o IFMG para tirar dúvidas ou resolver demandas devem enviar mensagem para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com