Cidades

G4 defende transporte integrado com bilhete único no Vale do Aço

Grupo de prefeitos defende pautas integradas para cidades do Vale do Aço

A ampliação do terminal do Aeroporto Regional do Vale do Aço; a integração do transporte público na região, com bilhete único; e a inclusão de Santana do Paraíso no SAMU Regional foram temas centrais de encontro em Coronel Fabriciano para a criação do G4, grupo dos quatro municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), cujo intuito é articular ações em prol do desenvolvimento das cidades que a compõem.

O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, que defende amplamente a atuação conjunta entre as cidades da região, participou do encontro. O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, também marcou presença. Gustavo Nunes, prefeito de Ipatinga, estava em outra agenda oficial, mas enviou representante. A próxima reunião do G4 deve ocorrer em Ipatinga, com data a ser confirmada.

METAS

Bruno Morato ressalta que a meta do G4 é “fortalecer a região, traçar pautas comuns e adotar estratégias de mobilização política para desenvolver as quatro cidades”. No encontro desta quinta, o prefeito endossou a defesa de pautas urgentes para o Vale do Aço, que interessam diretamente à população de Santana do Paraíso.

“Discutimos a necessidade de nos mobilizarmos em prol da expansão do terminal do Aeroporto Regional do Vale do Aço, que o colocaria em condições de ser um dos três maiores de Minas. Outra pauta comum que os quatro prefeitos vão encampar é um sistema de transporte público integrado entre os quatro municípios, com a implantação de um bilhete único. Esta demanda vai entrar na fase de estudos de viabilidade, mas é um projeto que já se inicia, pois é muito importante dar o primeiro passo”, afirma.

Bruno Morato destaca, ainda, que solicitou ao prefeito de Coronel Fabriciano, que é presidente do Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência da Macro Leste de Minas Gerais (Consurge), a inclusão de Santana do Paraíso no rol de municípios que contarão com base do SAMU Regional em breve.

“Aproveitei a reunião para solicitar ao prefeito Marcos Vinícius, na condição de presidente do Consurge, órgão mantenedor do SAMU Regional, que integrasse Santana do Paraíso o quanto antes nesse sistema, tendo em vista que já somos consorciados, para que nosso município possa ter o atendimento do SAMU. Na ocasião, o presidente do Consurge se comprometeu que até o meio deste ano Santana do Paraíso será atendida pelo SAMU. Também solicitei que uma das bases do SAMU Regional seja implantada em Santana do Paraíso, visto que, do ponto de vista geográfico, o município é estratégico para atender às demais cidades”, pontua Bruno Morato.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com