Opinião

Facilidade x falta de Interesse

(*) Wanderson R. Monteiro

Em nossa sociedade atual é praticamente impossível não fazer relações entre a internet e a expansão do conhecimento. A internet, considerada como vilã por muitos, tem um imenso valor e importância na aquisição e propagação do conhecimento, o que causou, e continuará causando, uma imensa revolução na forma de aquisição e propagação do saber e da cultura em âmbito mundial.

Com advento da internet e dos equipamentos digitais, o homem presenciou diante de si, a partir da revolução digital, o nascimento e a instauração de um novo universo, um universo de extensões quase infinitas e que trouxe consigo um enorme potencial de transformações e mudanças para a sociedade, tendo como epicentro dessas transformações sociais a transformação individual por meio da aquisição do conhecimento, que abre inúmeros caminhos para cada pessoa que queira se aventurar nesse novo universo de infinitas possibilidades que se apresenta ao homem moderno.

Esse novo universo, mesmo com sua extensão quase infinita e sua infinidade de possibilidades e importância, está disponível a todos aqueles que o queiram e, devido ao avanço da tecnologia, podemos ter acesso a ele até mesmo pelos nossos celulares. Quase todos os celulares de hoje têm, ou possuem a capacidade de ter, aplicativos de leitores de livros digitais, tecnologia essa que também se encontra em tablets, e em aparelhos específicos para a tarefa da leitura de tais livros, além, é claro, do bom e velho livro físico, para o qual também há em nossos dias, inúmeros caminhos rápidos, fáceis, muitas vezes não baratos, mas acessíveis mediante algum esforço, para que possamos adquirí-los e nos deliciar em seu universo particular, recheado de saber, conhecimento, instrução, emoção, divertimento e prazer, de forma que, na atualidade, com tais equipamentos em mãos, se tornou mais fácil a aquisição do saber e do conhecimento.

Mas, em contrapartida a toda essa facilidade de acesso ao conhecimento, o que vemos hoje é um enorme descaso e falta de interesse com a busca pelo conhecimento. E essa falta de interesse pelo conhecimento não é restrita apenas às massas que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de estudos. Muito pelo contrário, o que qualquer um pode ver, principalmente aqueles que trabalham dentro da sala de aula, é que, mesmo aqueles que já estão estudando, até mesmo no ensino superior, a maioria carece de “vontade de aprender”, em muitos casos, sendo claramente visível a falta de dedicação de alguns alunos aos estudos.

Se levarmos em conta o atraso que teremos na educação por conta dos problemas causados pela pandemia, aliados a essa falta de interesse pelo conhecimento, mesmo com todas as facilidades do mundo, salta aos nossos olhos o fato de que nossos estudantes terão grandes problemas para alcançarem uma educação que possa ser considerada como “aceitável” diante dos parâmetros internacionais, medidos pelos dados do Pisa, o qual ocupamos, sempre, os últimos lugares.

(*) Wanderson R. Monteiro é bacharel em Teologia pelo Instituto Cristão de Pesquisas, e vencedor de três Prêmios “Marilene Godinho” de Literatura

(dudu.slimpac2017@hotmail.com)

São Sebastião do Anta – MG

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com