Cidades

Fabriciano vive dia histórico com a passagem da Tocha Olímpica

FABRICIANO – As cidades de Naque e Coronel Fabriciano foram as primeiras a receber a Tocha Olímpica Rio 2016 nesta quinta-feira (12). O revezamento passou também por Itabira antes de terminar todo o percurso programado para o dia.
Durante seu percurso por Fabriciano, a Tocha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi conduzida por 16 pessoas que percorreram as ruas do Centro e do bairro Santa Helena, além do sobrevoo pela Serra do Cocais, até chegar na Praça da Estação, onde a emoção tomou conta do público quando o Bispo Emérito da Diocese Itabira – Coronel Fabriciano Dom Lélis Lara, de 90 anos, assumiu a condução do fogo.
No caminho, milhares de pessoas saudaram a chama, símbolo maior das Olimpíadas. “A tocha traz em seu brilho o significado das competições esportivas, do esforço, da vitória e da superação, mas também do congraçamento e da capacidade de encontrar pontos comuns e fundamentais mesmo quando há diversidade de pensamento, de opiniões e de credo”, disse a Prefeita Rosângela Mendes.

MUDANÇA

A rotina de Fabriciano mudou. Houve apresentações da Banda de Música Mirim da Corporação Nossa Senhora Auxiliadora, percussão da Educação Integral, além de estátuas vivas representando monumentos do município e participação da Marujada do Cocais e da Fanfarra da Escola Municipal Argeu Brandão e o público se divertiu nos shows musicais com as bandas Mesa 3 e Rock in Trio.
Além de deixar muita gente emocionada, a cidade recebeu visitantes de toda região, movimentou o comércio e teve o seu nome divulgado em todo mundo. A tocha representa paz, união e amizade e será passada de um condutor para outro em diversas cidades, até o dia do acendimento da pira, onde acontecerá a cerimônia de abertura dos Jogos, no Rio de Janeiro, levando um pedacinho da cidade.

ATLETAS

Em Coronel Fabriciano, Rudney Dias Nogueira foi um dos selecionados para conduzir a chama olímpica. Atleta de marcha atlética de renome internacional, ele representou o Brasil em várias competições de peso. Esteve no Chile, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra lado a lado com os melhores do mundo, ganhando competitividade em provas da modalidade.
Como atleta de alto nível, Rudney reconhece a importância de ser um dos escolhidos no revezamento da tocha. “É um momento único, fazer parte é uma honra muito grande e quem é atleta sabe o que isso significa”, declarou, após percorrer os seus 200 metros do trajeto.
Alexandra Maria de França conduziu a tocha logo atrás de Rudney e passou o fogo olímpico para o atleta de marcha atlética. Professora de educação física, ela já atuou em projetos sociais e foi primeira mulher treinadora de futebol de um grande clube de Ipatinga. Ela não mede esforços para ensinar práticas esportistas e diariamente percorre quatro cidades da região metropolitana do Vale do Aço, passando por bairros isolados, estradas de chão e comunidades carentes para transmitir os valores do esporte. Atualmente, ensina tênis para alunos de uma escola pública.

O REVEZAMENTO
O Revezamento da Tocha começou em 3 de maio de 2016. Durante 95 dias, vai percorrer 327 cidades, em todos os estados. Cerca de 12 mil pessoas irão participar, até a chegada da tocha ao Maracanã, no dia 5 de agosto, para o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com