Cultura

Estação Memória tem mostra com peças em couro, metal e aço

IPATINGA – Já está aberta e prolonga-se até o dia 18 de novembro, no Museu Estação Memória, em Ipatinga, a exposição “Cour’Aço”, da artista plástica Beatriz Gomes. A mostra reúne 24 peças, entre elas bolsas, cantis, latões, leiteiras decoradas, baús e potes, produzidas em couro, metal e aço.

A exposição busca resgatar a cultura industrial na região, além de mostrar a possibilidade de diminuição dos impactos ambientais a partir da reciclagem de produtos que habitualmente são descartados.

“Ao idealizar a exposição, busquei evidenciar os costumes de nossos antepassados na produção de peças em couro, algo que era extremamente sustentável. Além disso, as peças têm também a finalidade de homenagear a siderúrgica Usiminas, focando no período em que se deu o início da fábrica e, ainda, seu processo de produção”, destaca a artista. 

Para a produção das peças, Beatriz Gomes utilizou técnicas como pátina e reciclagem do filtro de café – conhecido como “falso couro” –, além do reaproveitamento de papelão e costura manual em couro legítimo.

SERVIÇO

Exposição “Cour’Aço”

Data: até 18 de novembro

Local: Museu Estação Memória – rua Belo Horizonte, 272 – Centro, Ipatinga

Horário de visitação: 8h às 18h

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com