Cidades

Com pendências, cenário político em Ipatinga ainda está indefinido

Nardyello e Juliano Nogueira ainda não definiram vices e direções estaduais ameaçam intervir em coligações; direita e esquerda se fragmentam para pleito de 15 de novembro

(DA REDAÇÃO) – Depois de algumas surpresas e muitas idas e vindas e especulações o quadro político para as eleições de 15 de novembro começa a definir seus contornos no Vale do Aço, após as convenções partidárias desta quarta-feira (16), conforme prazo estabelecido pela legislação eleitoral. Entretanto, as incógnitas, indefinições e a “costura” de alianças e formação de chapas podem perdurar até o dia 26 de setembro, às 19:00h, prazo derradeiro para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos.

Sávio Tarso protagonizou uma das grandes surpresas ao decidir pela vice na chapa de João Magno

SURPRESAS

Em Ipatinga, a principal surpresa foi a retirada da candidatura do ex-vereador e professor Sávio Tarso (PV) e a formação da aliança PT-PV-PDT. Sávio é vice na chapa com o ex-prefeito e ex-deputado federal João Magno de Moura (PT). Embora a aliança esteja confirmada em nível local, algumas manobras foram feitas no Estado com o objetivo de inviabilizar a aliança. O candidato a vice, Sávio Tarso, contudo, garantiu que a chapa está formada.

O ex-prefeito João Magno volta ao cenário político propondo um novo ciclo para cidade

Também não deixa de ser surpreendente o apoio do PC do B ao prefeito Nardyello Rocha (Cidadania). Tradicionalmente, o PC do B compôs o arco de alianças à esquerda, juntamente com PT, PDT, PSB e Psol. Nesta eleição, os comunistas, numa nova estratégia, ou lançaram candidaturas próprias ou se alinharam a setores diametralmente opostos, como é o caso do apoio ao candidato à reeleição em Coronel Fabriciano, o prefeito Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), de perfil ultradireitista.

CANDIDATOS

Em Ipatinga, estão definidas as candidaturas a prefeito de Gustavo Nunes (PSL), Jadson Heleno (DEM), Rair Anício (PSTU), Robinson Ayres (Psol), João Magno (PT), Nilson Pereira (Patriota), Nardyello Rocha (Cidadania), Juliano Nogueira (PTB), Diego Arthur (PCB).

Além de questões políticas, as mudanças na legislação eleitoral que eliminaram as coligações proporcionais levaram muitos partidos a terem candidaturas próprias para reforçar a chapa de vereadores e se projetarem politicamente.

O prefeito Nardyello Rocha construiu um amplo arco de alianças que incluiu o PC do B

SEM VICE

O prefeito Nardyello Rocha (Cidadania) confirmou sua candidatura à reeleição com um amplo arco de alianças. Assumindo uma posição mais centrista, a coligação “Pra Ipatinga não parar” reúne os partidos Cidadania, PP, PSD, PL, PTC, PMN e PC do B. O vice ainda não foi definido e, segundo o prefeito, depende dos “últimos fechamentos” para viabilizar o nome. A candidatura de Nardyello que vinha tentando capitalizar os votos bolsonaristas, acaba ganhando nova coloração com o apoio do PC do B, que empresta ao atual prefeito um viés centro-esquerdista, certamente buscando atingir a candidatura de João Magno, historicamente, identificada com este perfil mais conciliador.

Jadson Vai às urnas com o apoio do ex-prefeito Sebastião Quintão

À DIREITA

À direita, o vereador Gustavo Nunes (PSL), Jadson Heleno (Democratas) e Nilson Pereira (Patriotas) vão dividir a disputa pelo legado bolsonarista. Integrante do partido que um dia foi do presidente e ao qual ele pretende voltar, Gustavo Nunes, é um dos postulantes ao espólio. O ex-bancário e ex-presidente do clube Ipaminas, Nilson Pereira, se aliou à deputada Alê Silva (PSL), “bolsonarista raiz”, com o objetivo de ampliar as chances de buscar os votos deste campo. E o presidente da Câmara Municipal, Jadson Heleno, com o apoio do ex-prefeito Sebastião Quintão, também vai tentar explorar este filão, embora tenha seu foco principal no eleitorado da família Quintão. A coligação de Jadson tem apoio do Republicanos, MDB, PSDB, Avante e Pros. Durante a convenção o partido também oficializou 23 candidatos a vereador.

O médico Juliano Nogueira ainda não definiu o vice em sua chapa

RAIA PRÓPRIA

O médico Juliano Nogueira (PTB), que foi candidato a vice-prefeito na chapa da deputada Rosângela Reis (Podemos) nas eleições municipais de 2008, ainda corre em raia própria. Tanto ele quando Jadson disputam o apoio de Rosângela, mas a convenção do Podemos da deputada estadual não lançou candidato nem definiu apoio a nenhum deles. Segundo fontes com quem a deputada manteve contatos, seu apoio está condicionado, entre outras questões à indicação do candidato a vice-prefeito.

Também em raia própria, os partidos mais radicais de esquerda buscam construir sua identidade junto ao eleitorado ipatinguense. O Psol, depois de fracassada tentativa de construir uma frente única com os demais partidos de esquerda, lançou a candidatura do professor e ex-vereador Robinson Ayres Pimenta. A mesma linha seguem Rair Anício, do PSTU, e Diego Arthur, do PCB.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com