Internacionais

Cantora Sinéad O’Connor morre aos 56 anos

Causa da morte não foi informada; artista ficou marcada após “Nothing Compares 2 U”, que alcançou o primeiro lugar em 1990

SÃO PAULO – A cantora irlandesa Sinéad O’Connor, de 56 anos, morreu, de acordo com a RTE, a emissora pública da Irlanda. A causa da morte não foi divulgada.

A notícia do falecimento foi confirmada pela RTE, que compartilhou um comunicado da família.

“É com muita tristeza que anunciamos o falecimento de nossa amada Sinéad. Sua família e amigos estão devastados e pediram privacidade neste momento tão difícil”.

Seu primeiro álbum, “The Lion and the Cobra”, foi lançado com aclamação da crítica em 1987, mas foi o segundo álbum de O’Connor, “I Do Not Want What I Haven’t Got”, que a destacou como uma artista reconhecida.

Sua interpretação da música de Prince, “Nothing Compares 2 U”, alcançou o primeiro lugar em 1990, impulsionada pelo videoclipe que apresentava O’Connor com cabelo curto e gola escura.

A canção foi indicada para vários Grammys e rendeu a O’Connor as vitórias de vídeo do ano da MTV e de melhor vídeo de uma artista feminina.

Nos anos seguintes, a cantora e compositora se envolveu em polêmicas, uma vez que rasgou uma foto do papa no Saturday Night Live e usou as redes sociais para expor problemas pessoais e explosões.

Nos últimos anos, O’Connor se abriu sobre sua luta contra o vício e a saúde mental, e detalhou sua experiência em seu livro de memórias de 2021, chamado “Rememberings”.

A cantora deixa três filhos. Seu filho Shane, de 17 anos, morreu em 2022.

Origem

Nascida em Dublin em 1966, O’Connor sempre falou sobre sua infância difícil como a terceira de quatro filhos. Sua mãe, segundo ela, era abusiva.

“Ela costumava ir a casas que estavam à venda apenas para poder roubá-las”, disse O’Connor ao The Independent, em uma entrevista de 2013. “Acho que foi engraçado, de certa forma, sem ser engraçado. Sabe, ela ia a hospitais e arrancava os crucifixos da parede”.

O’Connor disse que sua mãe, que morreu em um acidente de carro quando a cantora tinha 19 anos, “não pôde evitar, que Deus a tenha” e que ela começou a roubar como forma de apaziguá-la.

“Foi uma doença”, disse. “E então isso fazia parte do que acontecia em casa: eu roubava para acalmá-la”.

MAIS TOCADA

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lamenta a morte prematura da cantora e compositora irlandesa Sinéad O’Connor.

No Brasil, a música interpretada por Sinéad O’Connor mais tocada nos últimos 10 anos foi “Nothing compares 2 U”. Em seguida, “Mandinka” e “Sacrifice” ficaram na segunda e terceira posições desse ranking, respectivamente.

Sinéad O’Connor deixa um legado de 139 obras musicais e 129 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil. Como determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), os seus herdeiros terão direito a receber os rendimentos por suas canções tocadas no Brasil por 70 anos após a sua morte.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com