Cidades

Câmara de Ipatinga aprova descontos em juros e multas em dívida ativa

Novo regime oferece descontos escalonados para regularização de dívidas, beneficiando tanto pessoas físicas quanto jurídicas

IPATINGA – Parlamentares aprovaram projeto de lei (PL nº 231/23) que estabelece a concessão de remissão parcial em valores relacionados a juros e multas incidentes sobre débitos inscritos na dívida ativa municipal. O benefício se estende tanto a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas.

Trata-se de uma remissão parcial do valor devido em juros de mora e multas acumuladas na dívida ativa. O percentual de desconto varia de acordo com a forma que o contribuinte escolher para quitar o débito com a Fazenda Municipal. Duas emendas modificativas (nº 01 e 02) de autoria da vereadora Professora Mariene foram rejeitadas pelo Plenário.

RECEITA

Segundo o Poder Executivo, a implementação desta proposta deverá ter um impacto positivo na arrecadação prevista. “Isso ocorre porque mais contribuintes estarão motivados a regularizar suas pendências com a Fazenda Municipal,” informou.

De acordo com documentos anexos ao projeto de lei, “tem-se observado um aumento considerável na inadimplência ao longo dos anos, resultando em perda de receita, seja por prescrição do débito ou pelo não pagamento por parte do contribuinte.”

DESCONTOS

A lei prevê um desconto de 99% para pagamentos à vista feitos até 22 de dezembro, para aqueles que formalizarem o reconhecimento da dívida entre o início da vigência da lei e 16 de outubro. Os descontos serão de 90% para pagamentos feitos até 5 de dezembro, se o acordo for celebrado entre 17 e 30 de novembro; e de 80% para pagamentos feitos até 22 de dezembro, caso o acordo seja celebrado entre 1º e 18 de dezembro de 2023.

O percentual de desconto diminui conforme a data escolhida pelo contribuinte para quitar o débito e também varia de acordo com o número de parcelas. Para pagamentos parcelados em até 24 vezes, o desconto será de 70%; para pagamentos em até 48 vezes, o desconto será de 60%; e para até 72 vezes, o desconto será de 50%.

CONDIÇÕES

Uma das condições para o parcelamento é que o valor das parcelas não poderá ser inferior a um montante preestabelecido, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. O líder do governo na Câmara, vereador Adiel Oliveira, se manifestou sobre a proposta. “Esse projeto é essencial para motivar os contribuintes a acertarem suas contas com o município. Ele permite pagamentos tanto à vista quanto parcelados, todos com descontos. Vale ressaltar que tais incentivos não estarão disponíveis no ano que vem, devido ao período eleitoral.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com