Cidades

Banco de Alimentos de Ipatinga arrecadou 91 t. nos últimos três meses

Doações beneficiam milhares de pessoas, incluindo dezenas de instituições e famílias em situação de vulnerabilidade social

IPATINGA – Em comemoração à Semana Municipal da Alimentação Saudável, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), desenvolveu uma série de atividades nos últimos dias, culminando com uma programação especial nesta segunda-feira (30), no CRAS do bairro Veneza e no entreposto do Banco de Alimentos, no Parque das Águas. As ações foram iniciadas na última quarta-feira (25) e, dada a importância do tema, devem se repetir anualmente, em cumprimento da Lei n⁰ 3.187, de 2013, que instituiu a Semana.

A proposta do município foi trabalhar nesse período com um total de 520 famílias em vulnerabilidade acompanhadas pelos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, além de 40 instituições cadastradas no programa que pertencem à rede beneficiária, somando-se um total de 6.580 pessoas atendidas regularmente pelo Banco.

Dentro do cronograma das atividades, no dia 25 de agosto aconteceu uma atividade com participação das famílias encaminhadas pelos CRAS. Na ocasião, foi trabalhada com maior profundidade a consciência de aproveitamento e reaproveitamento dos alimentos, dentro da proposta de valorização de uma alimentação saudável.

SEGURANÇA ALIMENTAR

Na quinta-feira (26), o trabalho foi com as instituições cadastradas. Na oportunidade, profissionais do município discorreram sobre a importância da segurança alimentar dentro das entidades.

Dando sequência à programação, durante toda a última sexta-feira (27) foram entregues a um grupo de assistidos kits de hortifruti e cestas básicas de alimentos contendo em média 12 itens. Os gêneros não perecíveis, assim como legumes, frutas e verduras, foram encaminhados a 25 famílias atendidas pelos CRAS.

PROCEDIMENTOS

A rotina habitual da seleção dos alimentos na repartição segue diariamente o seguinte procedimento: recolhimento dos alimentos subtraídos do circuito comercial, mas que se encontram aptos para o consumo humano, recepção, seleção e  higienização; assim como a  desinfecção dos mesmos.

Morador do Iguaçu e cadastrado no CRAS do bairro Bom Jardim, Denis Augusto Lessa Firmiano contou que recebe os kits de hortifrutis há quatro meses, sendo que eles constituem socorro providencial para a sua família: “Com estas doações que recolho aqui no Banco de Alimentos, podemos suprir nossas necessidades, tendo uma alimentação equilibrada, saudável e balanceada”, reconheceu. 

TONELADAS

Apenas nos últimos três meses, o Banco de Alimentos de Ipatinga arrecadou mais de 91 toneladas de alimentos junto a estabelecimentos comerciais parceiros. Hoje o organismo conta com mais de 40 instituições cadastradas para recebimento de mantimentos. Elas compõem uma rede beneficiária de famílias e instituições que, diariamente,têm centenas de refeições complementadas.

Semanalmente, são atendidas, em média,de 35 a 40 famílias encaminhadas para amparo pelas Secretarias de Assistência Social e de Saúde. Os atendimentos a instituições são de 5 a 7 por dia. 

Além desses atendimentos, explicam os gestores do Banco de Alimentos, também são recebidas pessoas em situação de vulnerabilidade social que estão cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), nas Unidades Básicas e Centro Especializado em Saúde e Programas de Prevenção à Criminalidade.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

No encerramento das atividades da Semana Municipal de Alimentação Saudável, que aconteceu nesta segunda-feira (30), foi feito um bate-papo com prestação de contas, na sede do CRAS do bairro Veneza, quando foram destacadas as providências mais importantes que têm sido adotadas pela atual gestão municipal, visando a melhoria e aperfeiçoamento da estrutura de atendimento às famílias vulneráveis. A titular da Secretaria de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu, considerou “uma alegria muito grande ver a forma como o Banco de Alimentos vem trabalhando nos últimos meses, ampliando cada vez mais o seu atendimento”.

“Estamos cumprindo e até mesmo superando nossas metas” – acrescentou –, para completar em seguida: “O revigoramento do Banco sempre foi uma proposta prioritária da nossa administração e vem sendo cumprido com êxito desde o mês de janeiro. Em apenas 90 dias, graças também ao veículo de carga que foi disponibilizado para recolhimento das doações, foram arrecadadas mais de 91 toneladas de alimentos, o que representa o atendimento a mais de 6.000 pessoas”, destacou a secretária.

A titular da SMAS ainda salientou que 37% dos atendimentos do Banco de Alimentos se referema famílias amparadas pelos CRAS, sendo que 45% dizem respeito a instituições cadastradas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com