Vida & Saúde

Asperger: entenda a síndrome e seus sinais mais comuns

Foto: Cena de “Adam” (2209) escrito e dirigido por Max Mayer: filme trata da síndrome de Asperger em adulto, com Hugh Dancy (Adam Raki) e Rose Byrne (Beth Buchwald), Peter Gallagher e Amy Irving

Especialista do Hospital São Camilo SP fala sobre a importância de os pais observarem os comportamentos de seus filhos desde a infância

Conhecida pela sigla SA, a síndrome de Asperger é uma alteração no desenvolvimento de uma pessoa, que acaba por afetar suas habilidades de socialização, seu contato com o mundo externo e sua capacidade de expressar suas emoções. Pouco ainda se sabe sobre a condição. Por ter um diagnóstico demorado e características mais leves, muitos ainda não conseguem reconhecê-la.

Por esse motivo, 18 de fevereiro carrega consigo um apelo especial, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Asperger. A data passou a ser celebrada em 2007, dia do aniversário de Hans Asperger, um pediatra que viveu na Áustria e foi o primeiro a identificar a síndrome.

SINAIS

Alguns sinais, entretanto, podem ser observados ainda na primeira infância. “A criança com Asperger vai ter interesses restritos, é comum que ela fique fascinada por determinado assunto ou objeto e passe a focar nisso por um bom período. Imagine uma criança que demonstra um enorme interesse por trens, ao ponto de saber muito sobre eles. Essa criança não apresenta alterações em seu aprendizado, pelo contrário, ela busca a fundo saber sobre o que lhe interessa. Muitas vezes, esses traços passam despercebidos aos olhos dos pais”, afirma Dr. Paulo Scatulin Gerritsen Plaggert, neuropediatra da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

SEM FILTROS SOCIAIS

É comum que essas crianças falem da forma correta e tenham discursos ricos nesse sentido. Mas, ao mesmo tempo, são pessoas sem filtros sociais em seus diálogos. “Na infância, essas características também passam despercebidas, mas na fase adulta podem ficar mais evidentes. Quem tem a síndrome costuma ter dificuldade em entender palavras de duplo sentido, os significados por trás das coisas, as intenções e os tons. Tudo isso interfere nas interpretações desse sujeito e na sua forma de socializar”, acrescenta o especialista.

Dificuldade em realizar contato visual, propensão a ser uma pessoa sistemática, metódica, seguir rotinas à risca e tendência ao isolamento social também são particularidades de quem vive na pele a Asperger.

“É necessário observar a criança, suas atitudes e comportamentos. Para, a partir disso, ter a orientação correta de algum profissional. Pediatras, psicólogos e psiquiatras podem conduzir os pais da melhor maneira”, explica Dr. Paulo.

ESPECTRO

É importante enfatizar que a síndrome não é uma doença e sim um espectro do autismo. A condição não tem cura, mas pode ser tratada. “É comum que essas pessoas também sofram com ansiedade ou falta de atenção. Medicamentos podem ser utilizados para tratar esses sintomas, mas não a síndrome em si. Investir em psicoterapia cognitivo-comportamental pode ser um caminho interessante para que essas pessoas possam se entender melhor e entender o seu entorno”, finaliza o médico.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com