Nacionais

Alexandre Silveira é destacado como um dos cabeças do Congresso Nacional

BRASÍLIA – Pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) aponta o senador Alexandre Silveira (PSD/MG) como um dos cabeças do Congresso Nacional. O resultado ocorre apenas 5 meses depois de ele assumir uma cadeira no Senado Federal, substituindo o ex-senador Antonio Anastasia.

Os “Cabeças” do Congresso são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de determinadas qualidades. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, segundo o órgão, se destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando essa repercussão e tomada de decisão.

ARTICULAÇÃO

Segundo a pesquisa, dentre todos os quesitos analisados, Alexandre se destacou como “articulador/organizador”. Enquadra-se nessa classificação aqueles parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. “Muitos deles exercem poder invisível entre os colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões. Como interlocutores dos líderes de opinião, encarregam-se de difundir e sustentar as decisões ou intenções dos formadores de opinião, formando massa de apoio à iniciativa dos dirigentes dos grupos políticos a que pertencem. Normalmente, têm livre acesso aos bastidores, ao poder institucional e alto grau de fidelidade às diretrizes partidárias ou ideológicas do grupo político que integram”, destaca o DIAP.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com