Vida & Saúde

Ações de prevenção à dengue ganham as ruas em Timóteo

TIMÓTEO – Tendo em vista o grande número de casos de dengue e o alto índice de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti verificados em 2013, a Prefeitura de Timóteo programou algumas ações para combater o risco de nova epidemia da doença no município nesse período de chuvas. Uma série de mutirões de limpeza terão início neste sábado (5) com o recolhimento de lixo e entulho domésticos em três bairros da regional Sul: Ana Rita, Centro Sul e Santa Cecília.

Com o nome de Mutirão da Cidadania – Todos contra a dengue, a iniciativa visa mobilizar a população desses bairros para que limpem seus quintais, retirando de casa todos os objetos que possam acumular água e gerar focos do mosquito da dengue. Homens e máquinas da Prefeitura farão o recolhimento de todo o material que os moradores conseguirem juntar e depositar na porta de suas casas. “Essa é uma medida preventiva para não deixar que a dengue tome conta da nossa cidade. Para isso, precisamos da participação de todos”, convocou o prefeito Keisson Drumond.

A concentração para o mutirão será feita na Praça 29 de Abril a partir das 8h de sábado. Grupos de voluntários de todos os setores da Administração Municipal e funcionários da limpeza pública da cidade vão circular pelas ruas dos bairros fazendo o recolhimento do lixo e depositando nos caminhões da PMT. A estimativa é que moradores de todos os três bairros participem e que a regional Sul consiga reduzir os casos de dengue nessa temporada de chuvas, que vai até março de 2014.

CASOS

O Mutirão da Cidadania – Todos contra a dengue se justifica pelo alto número de casos de dengue e de infestação em todos os bairros da cidade, registrado no verão passado. A cidade teve mais de 6 mil casos da doença, segundo registros da Secretaria Municipal de Saúde – número que deve ser maior levando-se em conta os casos não comunicados às autoridades de saúde. Até uma morte foi registrada em Timóteo devido à doença.

Os bairros onde será realizado o mutirão também tiveram alto número de casos. O Ana Rita é o caso mais grave, com o registro de 406 casos este ano. O Centro Sul também teve alta incidência, com 170 registros. E o Santa Cecília teve 90 casos registrados.

A Secretaria de Saúde informou que também vai realizar um novo Levantamento de Rápido para Índice do Aedes Aegypti (LIRAa) para conhecer os locais de maior infestação de focos de dengue no município. O último LIRAa, realizado em março último, apontou índice de 6,2% de infestação em Timóteo, um dos mais altos de Minas Gerais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com