Vida & Saúde

A importância da posologia para a eficácia dos medicamentos

Seguir a prescrição médica corretamente permite melhores resultados e evita riscos à saúde

Você costuma ler a bula dos medicamentos que utiliza? Além das orientações na prescrição médica, conhecer a bula é indispensável para iniciar qualquer tratamento. Esses cuidados, aliados às recomendações dos profissionais de saúde, ajudam na conquista dos resultados desejados e na compreensão de possíveis efeitos colaterais.

A maneira correta de consumir um medicamento é chamada de posologia. A farmacêutica da Drogarias Pacheco, Bruna Diniz Oliveira, reforça que, independentemente do quadro de saúde, a pessoa precisa conhecer a quantidade, a frequência e a dosagem ideais para o sucesso das medicações. “A posologia auxilia na rotina do tratamento, sobretudo para pacientes que necessitam de medicamentos de uso contínuo. Além disso, ajuda a evitar a utilização inadequada dos remédios, que pode mascarar ou intensificar os sintomas ou, até mesmo, piorar o quadro de saúde”, alerta.

PRESCRIÇÃO MÉDICA

Também é importante reforçar que as pessoas não tomem medicamentos fora da prescrição ou procurem formas alternativas de tratamento sem antes consultar o seu médico. O consumo de qualquer remédio sem orientações dos profissionais de saúde, seja de uso momentâneo ou contínuo, pode gerar interações medicamentosas, que podem agravar os sintomas. Em caso de dúvidas, o ideal é buscar informações durante a consulta médica ou com os profissionais de saúde. “Pergunte ao profissional sobre horários e dosagens, restrições alimentares, período de tratamento, o que fazer se esquecer uma dose, quais são os possíveis efeitos colaterais e como proceder em caso de reações adversas. A bula também destaca todas as informações referentes à posologia”, sugere Bruna.

LISTA

Uma boa dica para começar a organizar a rotina de uso de medicamentos é ter uma lista com a ordem de aplicação de cada um, mantendo os horários e as dosagens prescritas. Para isso, pode-se contar com a ajuda de calendários, diários, agendas, quadros de avisos, despertadores, aplicativos etc. Mas, se ainda precisar de auxílio para lembrar a hora certa, peça apoio de familiares e amigos.

DESCARTE

Quando encerrar o tratamento, se ainda sobrar alguma quantidade dos medicamentos ou se eles estiverem vencidos, importante fazer o descarte de forma adequada nos pontos de coletas das farmácias e drogarias. Dessa maneira, os medicamentos são descartados corretamente e com segurança, sem riscos à saúde humana e ao meio ambiente. “A quantidade de medicação recomendada no tratamento deve ser seguida à risca, e nada além disso”, finaliza a farmacêutica.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com