Cidades

Zoo da Usipa inicia trabalhos de catalogação de animais

Jane Aguiar/Divulgação

IPATINGA – O Centro de Biodiversidade da Usipa – Cebus realiza durante esta semana um trabalho de padronização de identificação dos animais silvestres constantes do plantel. O procedimento inclui marcação, sexagem, exames clínicos e laboratoriais, e é fundamental na conservação e perpetuação das espécies.

A tecnologia utilizada no processo de marcação é super moderna e o microchip implantado nos bichos é considerado o menor do mundo, ele é 1/3 do tamanho de um grão de arroz. A partir desta identificação tem-se maior controle do animal, que poderá ser rastreado em qualquer parte do mundo. Um diferencial desta tecnologia de ponta é a antimigração do chip, ou seja, ele ficará armazenado no local onde for aplicado por toda vida do animal.

SEM DOR

A médica-veterinária Vanessa Lanes Ribeiro, da empresa Office Zoo que atende a Usipa neste trabalho, explica que o processo é bem simples e não causa dor ao animal. “O animal sente apenas um desconforto, mas o custo benefício é muito maior. A partir deste processo é possível ter uma avaliação do bicho e caso algum deles tenha problemas no futuro, fica mais fácil identificar”, esclarece Vanessa.

Sob a supervisão dos técnicos do zoo da Usipa, os funcionários da empresa contratada vêm realizando um trabalho minucioso. As aves foram as primeiras a receber a identificação através do microchip, inserido com o auxílio de uma seringa. Nas aves também foram realizados o exame de sexagem através da amostra de sangue.

CONSERVAÇÃO
Para o médico-veterinário da Usipa, Lélio Costa e Silva, “o procedimento é uma exigência legal e necessário para a conservação das espécies em cativeiro”. Falando da sexagem, Lélio explica que “esta é feita através de exames de DNA e é necessária quando os animais não aparentam diferenças entre macho e fêmea, a exemplo dos psitacídeos como as araras, papagaios e maritacas”.
Até sexta-feira (6) é esperado que os répteis e mamíferos, entre eles os felinos, também sejam marcados.

REVITALIZAÇÃO
A Usipa objetiva uma série de ações que serão realizadas gradativamente nos próximos anos em prol da revitalização do Cebus. Tais ações incluem mudanças e adaptações na estrutura do zoológico e até mesmo a chegada de novos animais. O intuito é fazer com que o zoo se torne cada vez mais atrativo e ofereça mais atividades educativas e ambientais para a comunidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com