Cidades

Zema deposita expectativas de pagamento do 13º na Bolsa de Valores

Para o governador medida cautelar não será dificuldade para antecipar o crédito de nióbio 

BELO HORIZONTE – O governador Romeu Zema (Novo) disse nesta segunda-feira (9) que o pagamento do 13º do funcionalismo público depende dos trâmites internos da Bolsa de Valores de São Paulo e evitou precisar uma data este ano para a quitação do vencimento. 

“Não posso (dar uma data). Porque, como eu já disse, é algo imponderável que não está sob nossa gestão. O que estava sob a nossa gestão foi feito. Agora, a Bolsa de Valores pode falar amanhã que não dá para fazer no dia tal e vai ser no dia tal mais um. Nós vamos ter que nos sujeitarmos”, declarou Zema, durante coletiva de imprensa, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa.

MEDIDA CAUTELAR

O Ministério Público de Contas de Minas Gerais entrou com medida cautelar para suspender o leilão do nióbio. O órgão cobrou informações e argumentou que a operação pode provocar danos aos cofres públicos. 

Sobre a medida cautelar do Ministério Público de Contas (MPC) de Minas Gerais para suspender a antecipação dos recebíveis do nióbio pretendida pelo Estado, Zema acredita que a ação não será empecilho.

“Vamos prestar todos os esclarecimentos e vamos mostrar a importância dessa operação para o funcionalismo público do Executivo. Esta operação é tão transparente que eu estou otimista que não vamos ter nenhum revés”, assegurou.

NIÓBIO

O governo espera receber de R$ 5 bilhões a R$ 6 bilhões com a operação. A ideia é usar os recursos para pagar o 13º do funcionalismo e acabar com o parcelamento de salários.

“Nós já temos mais de 30 interessados (no leilão de recebíveis no nióbio), o que demonstra que a operação é boa. E quem ofertar mais é quem vai levar. Se tem alguma coisa que o Estado não precificou, o mercado vai precificar. Isso acontece sempre. Os investidores vão querer. E está num momento muito oportuno em que as taxas de juros nunca estiveram tão baixas. Isso faz com que qualquer ativo venha a ter uma valorização maior do que o que tinha seis meses atrás, um ano atrás”, declarou o governador.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com