Cultura

Xingu narra a história dos irmãos Villas Bôas

(Crédito: Diculgação Globo)

 

 

Na próxima terça-feira, dia 25 de dezembro, estreia na Rede Globo a microssérie Xingu, versão televisiva para o filme de Cao Hamburger. A saga dos irmãos Villas Bôas será contada em quatro capítulos, antes do Jornal da Globo. O telespectador vai conhecer a luta dos Villas Bôas, três irmãos que embarcam numa aventura heróica por um Brasil até então desconhecido e deixaram como legado o Parque Nacional do Xingu, marco na preservação da cultura indígena.

No primeiro episódio, se inicia a saga dos irmãos Villas Bôas. Claudio (João Miguel), Orlando (Felipe Camargo) e Leonardo (Caio Blat), três jovens que se alistam na expedição ‘Roncador-Xingu’, criada em 1944, no primeiro governo de Getúlio Vargas, para facilitar o processo de interiorização do Brasil. Por serem letrados, não são aceitos na primeira tentativa, já que os sertanejos eram o alvo do projeto. Se passando por analfabetos, infiltram-se entre os recrutados e seguem sertão adentro para ocupar a região. Depois de um tempo, se dá o primeiro contato com os indígenas, e eles descobrem uma nova civilização. Com sua liderança na expedição, aos poucos ganham a confiança dos indígenas

Depois de tantos percalços, em 1971, Claudio e Orlando Villas Bôas têm sua luta reconhecida internacionalmente com a indicação ao Prêmio Nobel da Paz. E, em 1984, com apoio dos Villas Bôas, os índios assumem o controle do parque. Em 2011, o parque completa 50 anos inteiramente preservado, mas constantemente ameaçado.

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com