Cidades

Voluntários à doação de sangue terão transporte gratuito nas UBSs

A doação é segura e o volume coletado é resposto pelo organismo em 24 horas

IPATINGA –
Com o objetivo de garantir mais comodidade aos candidatos à doação de sangue e possibilitar que mais pessoas pratiquem o ato solidário, a Prefeitura de Ipatinga implanta novo cronograma de transporte de voluntários até a sede da Fundação Hemominas, em Governador Valadares. Os veículos, com capacidade para 14 pessoas, sairão das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros e levarão os candidatos à doação de volta ao seu bairro após a coleta, por volta das 15h.

Até então, as viagens coordenadas pela equipe da Agência Transfusional saíam sempre às quintas- feiras, em frente ao Hospital Municipal, no bairro Cidade Nobre. “O interessado pode fazer a pré-triagem, cadastro e agendar a doação na unidade de saúde de sua referência, sem necessidade de se deslocar até o hospital municipal”, detalha Monise Fonseca, farmacêutica da Agência Transfusional da PMI. O horário de saída das viagens continua às 7h.

Esta semana, a Agência Transfusional, em parceria com a Atenção Básica, vai mobilizar a população referenciada na unidade do Bom Jardim I. Em virtude do feriado de Corpus Christi, a doação de sangue será realizada na quarta-feira (25). No dia 2 de junho (quinta-feira), a captação de candidatos à doação será feita junto aos usuários do Bom Jardim II e no dia 9, com a população assistida na unidade do Bom Retiro. (Veja o calendário completo no www.ipatinga.mg.gov.br).

MUTIRÃO

O transporte de voluntários até o ponto de coleta de sangue, partindo dos bairros de Ipatinga, começou com o mutirão de doação de sangue realizado no último dia 14. Na ocasião, foram feitos 173 cadastros com 137 bolsas de sangue captadas. Pelo menos 20% dos que aderiram à campanha utilizaram o transporte da Prefeitura de Ipatinga e aprovou a ideia. Entre eles, os amigos Milton Rogério, 31, e Adriano Pereira, 22 anos, do bairro Bethânia.

“Fui ao posto de saúde para marcar uma consulta e a funcionária da recepção me falou da campanha. Com a saúde estava boa, resolvi participar e chamei meu amigo. É uma iniciativa muito boa, porque muita gente quer ajudar e não sabe como ou não tem a facilidade de chegar até o local”, conta Milton, que doou sangue pela primeira vez e já programou a segunda coleta, para 60 dias – prazo entre uma doação e outra para homens.

A ação foi realizada em parceria com a Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Univaço), no Veneza I. As doações vão repor os estoques da Fundação Hemominas, responsável por abastecer cerca de 60 hospitais dos Vales do Aço, Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri. Dentre eles, os hospitais Municipal de Ipatinga, Vital Brasil (Timóteo), São Camilo e Unimed (Coronel Fabriciano) e outros. O volume coletado na ação é suficiente para atender a demanda do Hospital por 40 dias.

TIPO O +

Apesar de todos os tipos sanguíneos serem bem-vindos, a maior demanda da região é pelo O+ (Tipo O, fator positivo). Segundo dados da agência transfusional da PMI, o tipo O+ responde por até 70% do volume de transfusões realizadas no Hospital Municipal de Ipatinga, completa Monise Fonseca. “Em geral, o tipo sanguíneo mais demandado é também o tipo sanguíneo da maior parte da população apta a doar”, analisa Monise Fonseca. Pessoa com sangue O+ pode doar para todos os tipos de fator RH positivo (A+, B+, O+ e AB+).


Os amigos Milton e Adriano aprovam o transporte oferecido pela Prefeitura de Ipatinga

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com