Cidades

Viveiro de Ipatinga será revitalizado

A PMI voltou a oferecer mudas de citronela no Viveiro Municipal

IPATINGA – O Viveiro Municipal é mais uma das unidades da Prefeitura de Ipatinga encontrada pela atual administração em estado de precariedade. Para reverter a situação, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) desenvolve um projeto de revitalização do espaço, com ampliação da produção de mudas e recomposição das matrizes cultivadas no local.

Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente (Demam) da Sesuma, Júlia Macedo, a revitalização do Viveiro Municipal vem ao encontro da necessidade de devolver ao município a imagem de cidade verde e arborizada. Na década de 90 e início dos anos 2000, Ipatinga chegou a ser considerada uma das cidades com maior índice de área verde por habitante e o Viveiro Municipal era referência regional, contando também com o funcionamento da Farmácia Verde, com a distribuição gratuita de remédios fitoterápicos.

FARMÁCIA VERDE
A administração municipal pretende revitalizar o Viveiro e também reestruturar o programa da Farmácia Verde em Ipatinga. “No primeiro momento, as ações da Sesuma estão voltadas para a limpeza urbana, revitalização de áreas verdes, paisagismo e urbanismo. Simultaneamente, intensificamos a produção de mudas para recompor o acervo do Viveiro, dando continuidade às ações por meio do plantio em parques, canteiros e jardins”, detalha Júlia Macedo.

Hoje, o Viveiro de Ipatinga possui cerca de 90 mil mudas de 156 espécies, das quais 27 tipos medicinais, 64 ornamentais e 65 arbóreas. Somente em janeiro foram produzidas quase 34 mil mudas e, segundo Júlia Macedo, a meta é produzir mais de 25 mil unidades por mês.

Nesta perspectiva, a distribuição de plantas à comunidade também contribui com a arborização de Ipatinga, desde que sejam plantadas no município, conforme alerta a diretora. “Precisamos garantir que as mudas distribuídas à comunidade sejam plantadas aqui. Recebemos a informação de que grande parte das retiradas do viveiro não foi feita por moradores do município. Por este motivo, vamos instituir um cadastro prévio para evitar que isso aconteça”, revela a diretora.

CITRONELA
Os moradores interessados em receber a muda de citronela (Cymbopogon nardus) já podem procurar Viveiro Municipal de Ipatinga, principal unidade de cultivo da planta na região. Apesar de não haver comprovação científica, a planta é muito parecida com o capim cidreira e possui componentes aromáticos, entre eles, o aldeído citronelal e o geraniol, sendo considerada um repelente natural contra insetos, afugentando, inclusive, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com