Cidades

Vital Brazil treina equipe para Segurança do Paciente

TIMÓTEO – Durante todo o mês de junho e julho colaboradores de todos os setores do Hospital e Maternidade Vital Brazil participarão de uma maratona de treinamentos voltada para a segurança do paciente. O objetivo é reunir técnicos, enfermeiros e demais profissionais da assistência, apoio e administração para reforçar medidas que asseguram mais qualidade de vida e bem estar aos internados.

O treinamento conta com uma dinâmica de dez passos, que são revisados de forma fracionada a cada encontro. A identificação do paciente constitui o primeiro passo para que a assistência seja realizada de forma plena, seguida da higienização das mãos e das conexões corretas de cateteres, sondas e administração de medicamentos.

CIRURGIA
O quarto passo é a cirurgia segura, baseada em protocolos e condutas previstas nas legislações em saúde e o quinto passo constitui a infusão de sangue e hemocomponentes que são infundidos após identificação de cada compatibilidade do paciente. O envolvimento do paciente com sua própria segurança, a comunicação efetiva entre equipe profissional e paciente e a prevenção de queda com avaliações de riscos compreendem as fases 6, 7 e 8, respectivamente.

PREVENÇÃO
Os dois últimos passos compreendem a prevenção de úlceras por pressão, ocasionadas quando da longa permanência do paciente impossibilitado de se movimentar de forma independente que resultam em feridas nas superfícies de mais contato com o colchão, e a utilização da tecnologia de modo apropriado. A conscientização de cada colaborador envolvido na assistência tem sido efetiva, segundo o enfermeiro da Qualidade e Gestor de Risco do HMVB, José Soares.

“Esses passos servem para qualquer paciente admitido. Muitas vezes eles necessitam ser realizados num mesmo dia, dependendo da demanda clínica do paciente e o processo se repete diariamente durante todo o tempo de internação. A rotina sempre precisa ser revista para mais segurança”, afirma.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com