Cultura

Vital Brazil e São Camilo realizam Seminário Conjunto

TIMÓTEO – As Pastorais da Saúde do Hospital e Maternidade Vital Brazil, HMVB, e São Camilo realizaram seu primeiro seminário conjunto para discutir temas comuns. Durante todo o dia na Associação dos Aposentados de Timóteo, diversas palestras e momentos de reflexão marcaram o evento que contou com participação de colaboradores, diretoria dos hospitais e agentes de pastoral.

O tema abordado foi o da Campanha da Fraternidade “Juventude: com vocês esperamos um mundo melhor” e foi proferida a palestra “Motivação e Inteligência: atitudes que fazem diferença”, pelo Pe. Anísio Baldesin, coordenador do Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde, entidade responsável por acompanhar e fomentar a atuação dos grupos de pastoral nos hospitais camilianos.

PALESTRAS
A “Assistência religiosa aos doentes” foi outra palestra proferida pelo Pe. Anísio que lembrou importantes ações de familiares, acompanhantes e visitantes para com os enfermos segundo a sua própria experiência prática. Mais de 150 pessoas prestigiaram o Seminário que também abordou o tema “Sexualidade” ministrado pelo Pe. Pacifal.

“A Igreja só será jovem se o jovem for igreja” foi palestra proferida pelo enfermeiro da qualidade e gestor de risco do HMVB, José Soares. Em seu discurso foi enfatizada a importância de adultos que mantêm vínculo com os trabalhos religiosos repassarem essa experiência, motivando os jovens.

“A Saúde do Jovem” foi palestra ministrada pela pedagoga e catequista, Joelma do Santos e “Decisão: minha vida depende disso” foi a última palestra do evento ministrada pelo integrante da Comunidade Cristã Espírita, Eduardo Assis.

COMPLEMENTO
“É importante que os Hospitais mantenham a missão pastoral de complementar o trabalho médico com humanização, doação, atenção e espiritualidade a fim de incentivar a recuperação do doente, a pessoa mais importante em um hospital. Foi muito proveitoso o Seminário que marca o início de trabalhos conjuntos entre os 2 hospitais”, afirma a diretora administrativa do HMVB, Vanide Alves.

Para a diretora administrativa do Hospital São Camilo, Érica Dias, o seminário unifica e fortalece o espírito camiliano. “São duas instituições geridas pela mesma entidade que mantém princípios e valores semelhantes na busca pelo bem estar do paciente e esse trabalho de pastoral é fundamental para que sejamos um local da confiança do doente”, finaliza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com