Serão realizadas ações de conscientização em blitzes educativas e distribuição
FABRICIANO – A Prefeitura Municipal por meio da Vigilância em Saúde, realiza no próximo sábado, 29 de novembro, a partir das 09h, o Dia D de Combate às Arboviroses. A ação integra a campanha municipal de enfrentamento ao Aedes aegypti — mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika — e mobiliza equipes da Saúde, parceiros e toda a comunidade para intensificar as medidas de prevenção.
SONORIZAÇÃO VOLANTE
A partir desta quinta-feira (27) até o sábado (29), um carro de som circulará pelos pontos considerados mais críticos da cidade, reforçando orientações sobre prevenção, eliminação de focos e participação popular no combate ao mosquito.
AÇÕES SIMULTÂNEAS
No dia 29, várias equipes estarão distribuídas pela cidade com tendas informativas, orientações educativas, além da distribuição de sacos plásticos para descarte adequado de resíduos e panfletos com o calendário de limpeza urbana.
As tendas estarão instaladas nos seguintes locais:
Centro: Praça da Estação
Giovanini: Praça Marcondes Tedesco
Caladinho de Baixo: Praça Padre de Man
Melo Viana: Praça da Bíblia
Santa Cruz: Praça André Didier
Mobilização das UBS
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) participarão com blitz educativas tanto nos locais das tendas quanto em diversos outros pontos dos territórios, ampliando a cobertura e disponibilizando informações essenciais para a prevenção.
Os locais onde serão realizadas as blitzes são:
· Amaro Lanari: feira livre e Av. Brasília
· Mangueiras: em frente a UBS
· Santa Terezinha: em frente a UBS
· Floresta: Av. Roldão Alves Torres, Nº390
· Caladão: Av. Ikê, Nº38
· Cocais: Rua José Augusto de Arruda (Coreto)
· Recanto Verde: Av. Magalhães Pinto esquina com a Rua Pedro Soares
· Caladinho de Cima: em frente a UBS
· Caladinho do Meio: Av. Tancredo Neves, Nº 4031
· Manoel Maia: Rua Marte, Nº184
· Silvio Pereira 2: Rua 16 esquina com Rua 17
Vânia Tavares, gerente da Vigilância em Saúde, reforça que o cuidado por parte dos moradores continua sendo fundamental para a eliminação dos focos do Aedes Aegypti. “Esse é um dia de mobilização social, para chamar a atenção da comunidade e alertar que nós precisamos separar aqueles dez minutos diários para tirar os inservíveis de casa e eliminar qualquer tipo de criadouro que possa acumular água parada, para acabarmos com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador das arboviroses. A união de todos é de extrema importância para que possamos atingir os nossos objetivos”, explica.
Ações ao longo de todo o mês
Durante todo o mês, a campanha será reforçada com a instalação de outdoors em diferentes regiões da cidade, aumentando a visibilidade das ações de combate às arboviroses. Além disso, todas as UBS, a Prefeitura, a Secretaria de Saúde e o setor de Endemias estarão equipados com “banner faca” para divulgação contínua da mobilização.
A Prefeitura reforça que a prevenção é responsabilidade de todos. Pequenas atitudes diárias, como eliminar água parada e manter quintais limpos, são fundamentais para reduzir o risco de surtos. Participe do Dia D e ajude a proteger sua família e a cidade.



