Cidades

Vice-prefeito assume Secretaria de Segurança

A prefeita Cecília Ferramenta destacou a administração compartilhada em benefício de toda a cidade
(Crédito: ACS PMI/Sérgio Roberto)

IPATINGA – “Estamos de mãos dadas para trabalhar todos os dias por nossa cidade. A nossa administração é compartilhada, onde o vice-prefeito, os secretários e os funcionários trabalham e estão empenhados em executar o melhor para a população.” Com estas palavras, a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, saudou o vice-prefeito Coronel Ramalho, empossado titular da recém-criada Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã.

A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (1º), com o auditório do 7º andar da PMI completamente lotado de representantes do Legislativo, do Judiciário, das Polícias Civil e Militar, dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil, integrantes dos Conselhos de Segurança Pública (Consep’s), empresários e lideranças de entidades populares.

PROGRAMA DE GOVERNO
A prefeita destacou que a criação da nova secretaria, com a aprovação unânime da Câmara de Vereadores, cumpre uma proposta contida no programa de governo debatido com a população durante a última campanha eleitoral. “A nossa aliança representa a união de projetos importantes voltados para Ipatinga”, anunciou Cecília Ferramenta.

De acordo com a prefeita, a nova secretaria vai se encarregar, dentre outras tarefas, de fazer a interface com as demais secretarias da PMI, os comandos das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, e também os órgãos de segurança ligados aos governos estadual e federal. “Vamos dar um grande salto de qualidade na questão da segurança pública municipal”, afirmou o vice-prefeito Coronel Ramalho, agradecendo a nomeação e anunciando que “haverá muito trabalho pela frente”.

PROGRAMAS
O novo secretário lembrou que a pasta vai assumir diversos programas focados na área de segurança pública, como o combate à violência contra crianças e adolescentes, mulheres e idosos, as campanhas preventivas ao crack e outras drogas e à intolerância nas escolas. “Com fé em Deus, vamos transformar a segurança cidadã de Ipatinga em exemplo para todo o país”, afirmou o vice-prefeito.

Conforme o organograma da PMI, a Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã será composta pelo Departamento de Segurança Municipal (titular: Tiago Xavier); o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon – titular: Guido Leal Filho); a Coordenadoria de Defesa Civil (titular: Joel Lopes da Silva) e as Seções de Vigilância Patrimonial (Samuel Carlos Loures) e de Educação Cidadã (Isabela Blanc).

“A Secretaria também vai ficar responsável pela reorganização do programa Olho Vivo no município, a instalação do Centro de Internação de Adolescentes (CIA), que está em fase bem adiantada, além da criação futura da Guarda Municipal, para auxiliar nas ações preventivas de segurança pública municipal”, adiantou Coronel Ramalho. A nova secretaria passa a contar, também, com as deliberações do Conselho Municipal de Defesa Civil, que está desativado e vai ser instalado até meados do ano, e do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, que está em fase de criação.

AUTORIDADES
A cerimônia de posse do novo secretário foi prestigiada, também, pelos vereadores Ley do Trânsito (presidente da Câmara), Lene Teixeira, Toninho Bethânia, Nilsin da Tansnil, Nilson Lucas, Adiel de Oliveira, Léo Escolar, Ademir Cláudio, Jadson Heleno, Roberto Carlos, José Geraldo Amigão, Toninho Felipe e Aguinaldo Bicalho; o juiz Fábio Torres, representando o poder Judiciário; os promotores Walter Sales de Moraes Júnior e Rafael Pureza, o coronel Jordão Bueno Júnior, comandante da 12ª Região da Polícia Militar; o delegado Alexsander Esteves Palmeiras, chefe adjunto do 12º Departamento de Polícia Civil; o tenente coronel Edvânio Carneiro, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, e o presidente da 72ª Subseção da OAB-MG, Eduardo Figueredo.


Vereador promete apoio às ações da nova secretaria
Ipatinga –
O vereador Toninho Bethânia (PCdoB) esteve presente na posse do vice-prefeito de Ipatinga, Alfredo Ramalho, como secretário municipal de Segurança e Convivência Cidadã.

Toninho Bethânia ressaltou que a bancada do PCdoB foi essencial, no âmbito do Legislativo, para a consolidação da Secretaria de Segurança e Convivência. “Como vereador, não medi esforços para defender a aprovação da Reforma Administrativa do governo na Câmara Municipal, o que possibilitou a criação da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã. Será uma pasta de suma importância para combater a violência e a disseminação das drogas em nossa cidade, além de garantir bem-estar à população”, frisou Toninho Bethânia.

O vereador enfatizou que irá acompanhar de perto as ações da nova secretaria. “O meu mandato vai contribuir com as ações do secretário Alfredo Ramalho. Vamos trabalhar para que a Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã alcance sua meta de implementar políticas públicas envolvendo os Conselhos Comunitários de Segurança Pública, entidades sociais e outras instituições na busca da paz social”, ressaltou Toninho Bethânia.


Vereador Toninho Bethânia será aliado de Alfredo Ramalho na
Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com