terça-feira, setembro 9, 2025
Google search engine
InícioCidadesVereadores trocam de partido dentro do prazo estipulado por lei

Vereadores trocam de partido dentro do prazo estipulado por lei

Dos atuais 19 eleitos, apenas 4 permanecem nos mesmos partidos

IPATINGA – Diversos vereadores mudaram de partido na Câmara de Ipatinga. Isto porque terminou no último sábado (5) a janela partidária. Os parlamentares devem concorrer à reeleição para o cargo de vereador já pelo novo partido no qual se filiaram.

A Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995) determina que os mandatos são dos partidos, não dos vereadores, e que estes são eleitos pelo modelo do voto proporcional. Porém, a legislação abre uma brecha, conhecida como janela partidária, que permite a troca de legendas seis meses antes do pleito, para que eles possam trocar de partido sem perder o mandato.

FIDELIDADE

Dos 19 vereadores, apenas 4 permaneceram no mesmo partido. As vereadoras Cida Lima e Cecília Ferramenta, ambas petistas, e o vereador Vianei que permaneceu no AVANTE, assim como o vereador Avelino Cruz que permaneceu no PP.

O AVANTE passou a contar com mais uma cadeira na Câmara de Ipatinga, já que Zé Terez saiu do PSL e filiou-se ao partido.

DANÇA DS CADEIRAS

Mudaram de partido os vereadores Ademir Claúdio, do MDB para o Cidadania e Adiel Oliveira do PMN para o PMB. Quem também passa a fazer parte da nova bancada no Partido da Mulher Brasileira é Welington da Floricultura, que deixou o PSC.

Toninho Felipe saiu do Cidadania e filiou-se no AGIR. Os vereadores Tunico e Nivaldo Antônio saíram, respectivamente, do Podemos e do PTC e passaram a fazer parte do PP e do PMN.

Hermínio Bernardo saiu do PSDB e filiou-se ao NOVO.

O partido União Brasil contará com duas cadeiras na Casa, as dos vereadores Coronel Silvane e Professor Ney, que saíram do PSC e PTC. O presidente da Casa, Ley do Trânsito saiu do PSD e filiou-se ao PL.

A vereadora Mariene Patrícia saiu do Patriotas e foi para o Republicanos.

O Chiquinho sai do PP e migra para o Cidadania e o vereador Daniel do Bem sai do PSD e passa a fazer parte do PV. Outro que também migrou de partido foi Fernando Ratzke, que saiu do Cidadania e filiou-se ao Rede Sustentabilidade.

Com as trocas, as bancadas do PT, PP, CIDADANIA e União Brasil passam a ter duas cadeiras cada uma na Câmara de Ipatinga.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments