Cidades

Vereadores reajustam salário

O Projeto de Resolução teve o aval de 18 dos 19 vereadores

(Da Redação) – Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ipatinga garantiu a recomposição salarial dos vereadores em 6,22%, índice aproximado da inflação medida no ano passado.
A matéria foi aprovada por 18 dos 19 vereadores da Casa, recebendo o voto contrário apenas do vereador Jadson Heleno (PSD), que prometeu doar a diferença salarial para projetos sociais. O reajuste é retroativo a janeiro.

Segundo o vereador, duas coisas o motivaram a votar contra o projeto apresentado pela Mesa Diretora, o momento econômico e financeiro do país e o fato dos vereadores já terem recebido uma significativa recomposição salarial há pouco mais de um ano.

“Meu voto foi consciente, não julgarei meus pares que o fizeram de maneira diferente. Diante da atual crise econômica e financeira que foi instalada no país, nós, da classe política, precisamos dar exemplo”, afirmou o vereador. Jadson disse que doará o acréscimo do seu salário de 6,22% a entidades filantrópicas e de tratamento e combate ao uso de drogas.
Os vereadores também apreciaram projeto sobre a recomposição na tabela de vencimentos dos servidores da Câmara Municipal de Ipatinga (PL nº 15/2015).

PEDIDO DE VISTA

Um pouco antes do início da votação, o vereador Roberto Carlos (PT do B) fez um pedido de vista em três matérias inseridas na pauta do dia. O presidente Sebastião Guedes (PT) concedeu 24h para o parlamentar estudar melhor os textos. Um trata sobre a criação do Diário Oficial Eletrônico do Município (PL nº11/2015), o outro sobre a concessão de adicional de insalubridade aos servidores públicos municipais (PL nº 12/2015) e o último sobre a alteração de dispositivo da Lei Municipal nº 3423/2015, que estima receita e fixa despesa do orçamento do município para este ano

VIAS PÚBLICAS
A denominação de via pública foi a responsável pela maioria das proposições apresentadas em reunião ordinária na tarde desta sexta-feira (20). Das sete propostas aprovadas, em 1ª discussão e votação, cinco tratam sobre designação de nomes para ruas e praça no município de Ipatinga. Com essa medida, moradores dessas localidades, que até então não contavam com um endereço oficial, passam a ter mais segurança no recebimento de correspondências e na aquisição de outros serviços, como abastecimento de água, coleta de esgoto sanitário, chamada de emergência (Samu), entre outros.

Entre as propostas, está o projeto de lei (nº10/2015), de autoria do vereador Jadson Heleno (SDD), que denomina “Praça Maria Isabel Fontes” o logradouro público sem nome, localizado no final da rua Bárbara Heliodora, entre as ruas Alvarenga Peixotom Vasco de Menezes e Marechal Floriano Peixoto, no bairro Imbaúbas. Muito querida, Maria Isabel Fontes foi uma das moradoras mais antigas do bairro.

Outra via pública passa a ter o nome de “Beco Saracurão” (PL nº17/2015) e fica no início da avenida Forquilha, entre os números 380 e 396, no bairro Vila Celeste. Saracurão é um dos nomes pelos quais é conhecido o Carão (Aramus guaraúna), uma ave guiforme presente no continente americano. A proposta, de autoria do vereador Agnaldo Bicalho (PT), segue a tradição do bairro Vila Celeste, que possui todas as ruas com nome de pássaros.

A conhecida rua 11, no início da avenida José Antônio, no bairro Pedra Branca, passa a se denominar “Rua Joaquim Caetano” (PL nº18/2015). A proposta é do vereador Adelson Fernandes (PSB) e segue reivindicação dos moradores do bairro.

Outra proposta do vereador Adelson Fernandes dá à via pública sem nome, também no bairro Pedra Branca, entre os números 215 e 233 da rua 3, o nome de “Beco João Peres Araújo” (PL nº19/2015), em homenagem póstuma a um antigo morador que leva o mesmo nome.

Adelson Fernandes finalizou suas proposições com a proposta que concede o nome “Rua Ana Gonçalves Ferreira” (PL nº20/2015) à mesma via pública conhecida como rua 3, mas dessa vez com início em frente ao número 3.153, também no Pedra Branca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com