Atualmente o SAMU de Ipatinga é referência em urgência e emergência na cidade e na região do Vale do Aço
Desde o dia 24 de novembro de 2022 está sendo discutido na Câmara Municipal de Ipatinga Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que objetiva regionalizar o SAMU de Ipatinga. Trata-se do PL nº 248, que “Ratifica o Protocolo de Intenções para adesão do Município de Ipatinga ao Consórcio Intermunicipal de Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais – CONSURGE”. Coincidentemente, ou não, a tramitação do PL começou no dia da estreia do Brasil na Copa, em uma Reunião Ordinária convocada às pressas.
Primeiramente, o Projeto de Lei recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e passou a ser analisado pela Comissão de Saúde Pública, Trabalho e Bem-Estar Social.
Durante a Reunião da Comissão de Saúde, a vereadora Professora Cida Lima (PT) e o vereador Fernando Ratzke (Cidadania) requisitaram a realização de audiência pública e de questionamentos ao governo municipal, cuja necessidade foi reiterada pelos trabalhadores do SAMU.
Entretanto, o Presidente da Comissão, vereador Daniel do Bem (PSD), suspendeu por três vezes a Reunião, retomando-a apenas no dia seguinte (25/11/2022), mas, desta vez, com a presença do vereador Avelino Cruz, o que impediu a participação da vereadora Professora Cida Lima.
Por meio da manobra regimental, foi dado parecer favorável à proposição, que seguiu para tramitação sem a realização da audiência pública requerida anteriormente. O PL em questão foi colocado para votação neste fim de semana, o que, por si só, já causa estranheza, uma vez que não restou elucidada qual a urgência da votação.
REGIONALIZAÇÃO DO SAMU
Com a adesão almejada pelo executivo, o SAMU de Ipatinga passaria a integrar o CONSURGE (Consórcio Intermunicipal de Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais), cuja sede é em Governador Valadares/MG.
Um dos questionamentos feitos é por que Ipatinga, que é uma cidade polo, seria integrada a outra cidade polo? Atualmente o SAMU de Ipatinga é referência em atendimento de urgência e emergência, de modo que poderia haver o desmonte do serviço prestado hoje.
Na Reunião da Comissão de Saúde, realizada no dia 25/11/2022, Aline, técnica de enfermagem há sete anos, ponderou que na nova sistemática não há como garantir que os atuais funcionários do SAMU continuarão trabalhando no mesmo local.
Explicando a nova proposta, ela informou que a regionalização do SAMU pode acarretar a demora nos atendimentos em Ipatinga, exemplificou: “Se um paciente em uma PCR, que é uma parada cardiorrespiratória precisa de suporte avançado, essa ambulância vem lá de Valadares, e aí? Você fica duas horas esperando? Aí estão falando que vão colocar mais duas USA’S, vão aumentar o efetivo, mas nós vamos atender mais de oitenta cidades?”.
VOTAÇÃO
A discussão e a votação do Projeto de Lei de nº 248 está marcada para este fim de semana, nas Reuniões Extraordinárias designadas para 14 horas.
Acerca da tramitação do Projeto de Lei, a vereadora Professora Cida Lima ressaltou a necessidade de realizar o debate público: “Qual o medo que este governo tem de fazer debate? De fazer audiência pública?”
Contudo, a proposição segue, às pressas, para deliberação dos parlamentares, sem a realização de audiência pública.