Cidades

Vereador propõe campanha de conscientização

Fabriciano – Motivado por várias reclamações de consumidores sobre a escassez de fornecimento de água por parte da Copasa, o vereador Marcos da Luz (PT) apresentou esta semana na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano projeto de lei criando um programa de conscientização e orientação do uso racional da água. Segundo o vereador, seria uma campanha permanente com o objetivo de instituir medidas que promovam a conservação, o uso racional e a utilização de fontes alternativas para a captação de água.

“A crise da falta de água tem gerado preocupação por parte da população e exigido ações locais, como medidas legais para evitar o desperdício. Com a baixa vazão de água nos rios e os reservatórios secos, algumas cidades do país têm criado programas para incentivo de redução de consumo. Onde a situação é mais grave, adota-se até o racionamento”, enfatiza.

O parlamentar esclarece que o uso racional da água compreende medidas que podem ser facilmente adotadas por qualquer pessoa e que são importantes em quaisquer circunstâncias, para se economizar água e dinheiro, sem comprometer a higiene.

A proposta do vereador prevê a realização de campanha permanente para instituir medidas que promovam a conservação, o uso racional e a utilização de fontes alternativas para a captação de água nas edificações e no urbanismo; a conscientização dos usuários no combate ao desperdício de água; ressaltar a importância do uso racional da água como forma preventiva de enchentes e de racionamento; incentivar o uso racional da água no urbanismo.

CONCEITOS

De acordo com o vereador, podem ser trabalhados conceitos como conservação e uso racional da água, desperdício quantitativo de água, utilização de fontes alternativas de captação, águas servidas (utilizadas no tanque ou máquina de lavar e no chuveiro ou banheira), os sistemas hidráulico-sanitários das novas edificações e sustentabilidade dos recursos hídricos. O parlamentar fabricianense sugere também o incentivo ao uso de aparelhos e dispositivos que economizem água nas construções edificadas.

De acordo com o projeto de lei, o poder executivo fica autorizado a firmar convênios e parcerias para o desenvolvimento e implantação do sistema, promovendo também a conscientização da população quanto ao desperdício de água, por meio de campanhas educativas nos meios de comunicação, e abordagens do tema nas escolas da rede pública municipal de ensino, incentivando novos hábitos e divulgando novos métodos de conservação e uso racional da água, bem como de captação e uso da água das chuvas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com