Cultura

Verão Festival de Comédia tem Terapia para Mulheres

Elenco do besteirol “Terapia Para as Mulheres – Da TPM à Menopausa”

IPATINGA -O Verão Festival da Comédia, projeto idealizado pelo ator e produtor Othon Valgas e realizado pelas Santinhas do Pau Oco Produções de Comédias continua em sua 2ª Semana no Ipaminas Esporte Clube- Cidade Nobre. Nos dias 03 e 04 de fevereiro é a vez do espetáculo “Terapia Para as Mulheres – Da TPM à Menopausa”.
O espetáculo marca a sua estreia no Ipaminas e promete levar o público às gargalhadas.

ENREDO

Segundo Valgas, o público pode se preparar para ver no palco mulheres nervosas e à beira de um ataque de nervos. “Na nova comédia das Santinhas do Pau Oco Produções, as mulheres é que dominam o palco e realizam uma verdadeira terapia, matando a plateia de rir. A comédia é composta por três curtas e loucas histórias expondo as fragilidades e intimidades femininas. Seus medos, sonhos e suas dificuldades em lidar com os problemas da vida, sejam com os homens, com a idade ou até com os hormônios à flor da pele, entre a o período da TPM e a menopausa”, conta o ator.

No primeiro quadro os atores encenam “Vida de Atriz”. Três atrizes, às voltas com o atraso da camareira, expõem suas frustrações como mulher e o medo do envelhecimento. No segundo quadro, três adolescentes descobrem a primeira menstruação. No último quadro, os atores vivem quatro senhoras entrando na menopausa. São irmãs obrigadas a conviverem juntas, jogando na cara umas das outras os seus dissabores com a vida.

PROTAGONISTAS
Marcelo Vieira vive Arlinda, a chata do Iguaçu. Uma mulher amarga pelo seu passado obscuro. Nunca conseguiu se casar. Passou a vida realizando casamentos, participando deles, como madrinha, mas a vida lhe negou o seu momento.
Já Othon Valgas vive a louca do Bom Jardim. Viciada em remédios controlados e hipocondríaca. A verdadeira santinha do pau oco, que guarda grandes segredos da trama.
Marcos Pinto é Dirce, a bêbada da Gerasa. A mais nova das irmãs. É alcoólatra. Bebe para esquecer o dissabor da traição de um marido falecido.
E por fim, Kilder Andrade vive Adalgisa, a assassina no Cariru. Adalgisa é a irmã entrevada, debilitada. Mas mesmo com limitações físicas não deixa de soltar o seu veneno, sendo a responsável pela virada da trama.

BESTEIROL
O espetáculo é desenhado com muitas músicas e improviso, marca registrada das Santinhas do Pau Oco produções de Comédias, produtora que pertence à Cia Corpo de Prova, fundada no Vale do Aço pelo ator Antonio Guarnieri, há 25 anos. O espetáculo faz uma homenagem ao gênero de teatro besteirol, criado na década de 70, do qual o grupo é adepto em montagens como “Santinhas do Pau Oco”, “As duas Filhas de Francisca”, “Minha Noiva é um Pitbull” e “Tsunami”.

Teatro besteirol é o nome pelo qual ficou conhecido um estilo de comédia muito popular na década de 1980, no Rio de Janeiro. Suas características mais frequentes eram a estrutura baseada em esquetes (cenas isoladas e muito curtas), um elenco reduzido, com os atores revezando-se em numerosos papéis, e piadas extraídas de fatos do momento e de situações insignificantes do cotidiano, o que lhe valeu o rótulo. Peças importantes na fase inicial do movimento foram: “Bar doce Bar”, com Pedro Cardoso e Felipe Pinheiro, e “Sereias da Zona Sul”, com Miguel Falabella e Guilherme Karam.

O besteirol levou ao extremo o estilo de comédia de grupos da década de 1970, como o Asdrúbal Trouxe o Trombone, que já cultivava um humor sem compromisso ideológico e cheio de referências ao cotidiano das plateias cariocas. Sua importância para o humor brasileiro dessa fase foi reforçada por seu entrelaçamento com o humor do jornal Planeta Diário (depois Casseta & Planeta) e de programas como TV Pirata.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com