Cidades

Verão exige cuidados redobrados com a dengue

O descarte inadequado do lixo, o forte calor e as chuvas contribuem para aumentar os casos de dengue
(Crédito: Rafael Sete)

BH – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) trabalha para diminuir os casos de dengue em Minas. A participação da população também é importante, já que em 80% dos casos o foco do mosquito Aedes aegypti está nas residências.
“Entramos no período crítico no que se refere à transmissão da dengue. A temperatura mais elevada, o alto índice de chuvas e o período de férias favorecem a proliferação do vetor transmissor da dengue”, explica a técnica da SES, Geane Andrade.

A melhor forma de combater a dengue é unir esforços, se organizar e integrar um núcleo de mobilização social, ao lado de profissionais da saúde, educação, meio ambiente, defesa civil, lideranças comunitárias, representantes de associações e outras entidades governamentais.

Para o coordenador de Mobilização Social da SES, Joney Fonseca, os núcleos ajudam na distribuição de informações sobre a doença, bem como do material da campanha. “São os núcleos que promovem o envolvimento da sociedade, por meio de parcerias, e desenvolvem ações que beneficiam a população ao divulgar informações qualificadas e ao realizar ações de impacto direto nas comunidades, bairros e escolas, como mutirões de limpeza, palestras educativas, entrevistas de cunho informativo, dentre outras”, esclarece.

Para saber se o município possui um núcleo de mobilização, os cidadãos devem procurar a secretaria municipal de saúde ou as regionais de saúde de cada região. O ideal é que o núcleo municipal seja composto por referências de zoonoses e da Assistência à Saúde (Viva Vida), um profissional de comunicação social e parceiros da sociedade (associações, sindicatos, empresas, escolas, igrejas, etc).
 

  Recomendações:
– Mantenha o lixo em recipiente fechado, disponibilizando-o para recolhimento pela limpeza urbana.
– Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água nos quintais, ruas ou lotes vagos.
– Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada.
– Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água.
– Elimine os pratinhos de vasos de plantas. Caso não seja possível, mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia.
– Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos. A água deve ser trocada diariamente.
– Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas.
– Ao sair de férias, garanta que esses cuidados serão seguidos na ausência do morador.
– Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com