Cultura

Vanuza Bárbara apresenta ‘As Melindrosas’ em Paraty

(Crédito: Grão Fotografia)

 

DA REDAÇÃO – A coleção “As Melindrosas”, da estilista e artista plástica ipatinguense Vanuza Bárbara, está entre os 34 projetos selecionados para a 4ª Mostra de Moda e Design Sustentável do Paraty Eco Festival, que começa hoje e prossegue até domingo em Paraty, no Rio de Janeiro. As peças da nova coleção estarão expostas ao lado de criações de estilistas consagrados do cenário da moda como Ronaldo Fraga, Chiara Gadaleta, Alessandra Marins, Marisa Ota, Lilyan Berlin, Pedro Ruffier, Ricardo Lima e Mayumi Ito, entre outros convidados do evento.

É a segunda vez que a estilista Vanuza Bárbara participa da mostra em Paraty. Com seu trabalho, ela vem bordando uma trajetória de sucesso ao criar roupas leves, feitas com estilo e sustentáveis, celebrando a beleza, a consciência ecológica, a criatividade e o respeito às culturas tradicionais.

Vanuza Bárbara conta que a concepção de “As Melindrosas” foi inspirada na obra do chargista e ilustrador carioca José Carlos de Brito e Cunha. “Na década de 20, tudo vinha da Europa, sobretudo da França. Foi neste período que o cartunista J. Carlos criou as melindrosas. Símbolo da mulher brasileira da época, a meiga personagem, única, esguia e sensual, conseguiu transmitir o frescor, a beleza e já indicava um novo rumo para traços que figuram entre os principais arranjos da moda atual”, explica.

As peças da coleção foram produzidas com retalhos recolhidos na Provest Uniformes e sobras de produção industrial, o que confere à obra o traço da sustentabilidade, marca presente nos diversos trabalhos da artista.
Para dar vida ao projeto, Vanuza Bárbara conta com a parceria do Grupo de Bordadeiras Fazendo Arte, do bairro Bom Jardim, um grupo formado por cerca de 30 mulheres que fazem dos bordados uma nova fonte de renda.

O projeto “As Melindrosas” é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Patrocinado pela Provest Uniformes e Help Car Plataformas, conta com o apoio da Fiemg, Patty Publicidade, Brasart e Instituto Cultural Usiminas.

Foco
Este ano a mostra carioca recebeu a inscrição de 63 projetos, selecionando 34 para a exposição montada no cinema em frente à praça da Matriz, no centro histórico de Paraty. Bernadete Passos, diretora do Instituto Colibri e do Paraty Eco Festival, considera que a quantidade de equipes interessadas em participar este ano indica que o festival vem atingindo muita gente que pensa em fazer bonito de maneira sustentável, com respeito ao meio ambiente, à produção artesanal e ao comércio justo.

Entre os critérios de avaliação dos projetos inscritos este ano, conforme destaca a diretora do Paraty Eco Festival, foi incluído o quesito “o quanto é possível o projeto apresentado ser comercializado”, o que os torna mais focados na realidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com