Cidades

Vale do Aço inicia campanha de vacinação contra a gripe

(DA REDAÇÃO) – Desde ontem (5), a secretaria de saúde das prefeituras de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo, bem como de outras cidades da Região Metropolitana estão realizando, em parceria com o Ministério da Saúde, mais uma edição da campanha de vacinação contra a gripe.

Em Ipatinga, as doses estão disponíveis em 17 Unidades Básicas de Saúde equipadas com salas de vacinas, inclusive a UBS do bairro Caravelas, inaugurada no início de abril. A vacina é segura, praticamente não tem efeito colateral e protege contra os três tipos vírus de gripe, inclusive contra o H1N1 (Influenza), que é altamente infeccioso.

Em Timóteo, está sendo disponibilizada para a comunidade a vacina contra a gripe Influenza em 11 unidades básicas de saúde do município. A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo espera atingir 80% do total de 18.039 da população nesta campanha, meta de cobertura vacinal do município.

A Prefeitura de Fabriciano iniciou na última segunda-feira (4), a Campanha de Vacinação, que assim como nas demais cidades, segue até o dia 22 de maio. A expectativa da campanha é vacinar 80% do público alvo, que soma quase 22 mil pessoas.

DIA D
No próximo sábado (9), acontece o Dia D contra a gripe em Ipatinga. Neste dia, todas as 21 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal vão funcionar das 8h às 17h, exclusivamente para a vacinação. Mais de 200 profissionais estarão envolvidos na ação. O objetivo é facilitar o acesso da população à vacina, evitando filas durante a semana.
Timóteo também realiza o Dia D em 9 de maio.

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida receberá as pessoas de 8 às 17 horas, em 10 Unidades Básicas de Saúde do município que são: João XXIII, Primavera, Timotinho, Unidade Sede, Mário de Souza (Olaria II), Alegre, Limoeiro, Macuco, Ana Moura e Cachoeira do Vale.
Em Fabriciano, no Dia D (sábado), as Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h.

PÚBLICO-ALVO
O público-alvo da campanha é o mesmo do ano passado: pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pacientes de doenças crônicas não-transmissíveis ou em condições clínicas especiais e trabalhadores da área da saúde. Estes grupos estão mais suscetíveis a sofrer complicações por gripe, em caso de exposição ao vírus.

A vacina garante proteção contra gripe por um período de um ano. Portanto, é necessário que os grupos prioritários se imunizem novamente. Os profissionais da saúde reforçam a importância de se vacinar no início da campanha, já que a dose demora em média de 15 dias para fazer o efeito desejado e garantir a proteção antes do inverno. Em Ipatinga, a meta é imunizar 80% do público-alvo da campanha, estimada em pouco mais de 50 mil pessoas.

DOCUMENTOS

Para tomar a vacina é preciso a apresentação dos seguintes documentos:
• Idosos, crianças e gestantes: cartão de vacinas e documento pessoal com foto.
• Doentes crônicos ou pessoas em condições clínicas especiais: se não acompanhados pela rede municipal, também devem apresentar prescrição médica.
• Puérperas: comprovante do parto ou certidão do recém-nascido.
• Trabalhadores da área da saúde: comprovante de atuação profissional.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com