Cidades

Vagão Cultural ganha os trilhos da EFVM

VITÓRIA – Nesta semana, uma nova atração ganhará os trilhos da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), linha férrea centenária operada pela Vale que liga os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Neste 29 de abril, véspera do Dia do Ferroviário – que é celebrado anualmente no dia 30 de abril -, a Vale faz a viagem inaugural do Vagão Cultural, um carro de passageiros que foi totalmente reformulado e adaptado para funcionar como espaço dedicado à realização de atividades culturais, ambientais e relacionadas à saúde, entre outras, durante a viagem do Trem de Passageiros da ferrovia Vitória a Minas. Em sua primeira viagem ao longo da Vitória a Minas, o novo carro partirá da Estação Pedro Nolasco, em Cariacica/ES, com destino à capital mineira Belo Horizonte. Já no sábado, dia 30 de abril, será a vez dos passageiros que viajam de Belo Horizonte com destino ao Espírito Santo conhecerem o Vagão Cultural.

Para marcar a ocasião, ações variadas envolvendo temas relacionados ao universo ferroviário estão previstas: exposição de peças que eram utilizadas nas atividades da ferrovia no passado, bem como de fotos antigas retratando a história da Vitória a Minas, sessões de cinema itinerante, com exibição de vídeos sobre a história da ferrovia, e de vídeos que fizeram parte do projeto Curta Vitória a Minas e que envolvam a temática ferroviária. O Curta Vitória a Minas foi realizado em 2014 pela Vale, em parceria com o Instituto Marlim Azul e o LabMuy, com o objetivo de valorizar as comunidades vizinhas à EFVM a partir da produção de filmes de até 12 minutos sobre fatos curiosos e personagens marcantes desses locais.

A ideia é que o Vagão Cultural seja acoplado ao Trem de Passageiros da EFVM em ocasiões específicas e datas comemorativas e que funcione como mais um atrativo para os passageiros que utilizam o transporte ferroviário diariamente. Iniciativas como apresentações musicais e teatrais no estilo “pocket” voltadas a valorizar a arte e a cultura e a proporcionar a interação dos passageiros que estiverem embarcados, oficinas de educação ambiental, campanhas de segurança ferroviária e ações relacionadas à saúde – como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e campanha de combate ao fumo, entre outros – são algumas das atrações que devem ganhar os trilhos da Vitória a Minas a bordo do Vagão Cultural.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com