Cidades

Vacinação de pólio e sarampo está aquém das expectativas

IPATINGA – Nos sete primeiros dias da campanha de vacinação, somente 1.911 crianças foram imunizadas contra a poliomielite e 2.357 contra o sarampo, em Ipatinga. A ação, que ainda registra baixa procura, vai se estender por todo o mês de agosto. O objetivo é imunizar 95% do público-alvo, o que corresponde a 11.755 crianças. De segunda a sexta-feira, 17 Unidades Básicas de Saúde do município estão abertas das 7h30 às 15h30. Já o Dia D da campanha será realizado no próximo sábado (18), de 8h às 17h, em 20 salas de vacinação do município.

BAIXA ADESÃO

Até o momento, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Mara Fernanda Alves, a campanha registra pouca adesão em Ipatinga, com somente 15,44% do público-alvo imunizado contra pólio e 19,29% contra sarampo.

“A criança, na faixa etária de um até quatro anos, 11 meses e 29 dias, que não está vacinada contra o sarampo corre mais risco de ter sua saúde comprometida por complicações como pneumonias, encefalites, que são tipos de infecções cerebrais”, enfatiza a diretora. “Nós pedimos que os pais e responsáveis sejam parceiros nesta ação, comparecendo às Unidades de Saúde para garantir a imunização dos seus filhos”, acrescenta.

DOSES

Ainda de acordo com a diretora, “a criança que já estiver com o cartão vacinal completo receberá somente a dose de reforço contra as doenças. Já aquelas que estiverem com seu cartão incompleto, receberão as vacinas necessárias para atualização e proteção”, explicou.

No ano passado, tanto a cobertura de poliomielite como a de sarampo no município ficou abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. A média de vacinação no município foi de 80% de crianças imunizadas. Atualmente, há dois casos suspeitos de sarampo no município, sendo investigados por técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Ipatinga. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, conforme dados do Ministério da Saúde.

Esquema vacinal da poliomielite (somente crianças):

– VIP (Vacina Inativada de Poliomielite) aos 2, 4 e 6 meses;

– reforços com VOP (Vacina Oral da Poliomielite) aos 15 meses e com 4 anos.

Esquema vacinal contra o sarampo:

– crianças: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (triviral + varicela) de idade;

Não devem receber a vacina:

– casos suspeitos de sarampo;

– gestantes, que devem esperar para serem vacinadas após o parto. A recomendação do MS para as mulheres que planejam engravidar é de que seja feito um exame de sangue para verificar se já estão imunes à doença. Se não estiverem, essas mulheres devem se vacinar um mês antes da gravidez;

– menores de seis meses de idade;

– imunocomprometidos

Confira os locais de vacinação em Ipatinga

UBS Barra Alegre

UBS Bethânia

UBS Bom Jardim

UBS Bom Retiro

UBS Canaã

UBS Caravelas

UBS Cidade Nobre

UBS Esperança I e II

UBS Iguaçu

UBS Jardim Panorama

UBS Limoeiro

UBS Nova Esperança

UBS Vale do Sol

UBS Veneza II

UBS Vila Celeste

UBS Vila Militar

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com