Cidades

Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

A vacina é segura, quase não tem efeito colateral e contraindicação


IPATINGA –
A partir desta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde inicia a campanha de vacinação contra a gripe em Ipatinga. Pessoas com mais de 60 anos, gestantes e crianças com idade entre seis meses a dois anos que estiverem necessitando tomar uma 2ª dose da vacina após 30 dias, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para serem imunizadas contra dois tipos de gripe comum e também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Em Ipatinga, a vacina estará disponível em 16 unidades básicas da rede municipal que dispõem de sala de vacinação. O atendimento é de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

NOVOS GRUPOS
Este ano, dois novos grupos foram incluídos na campanha: os portadores de doenças crônicas com indicação de fator de risco para complicações, independente da idade, e as mulheres no período pós-parto (até 45 dias) – puérperas. Micheli Moreira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que além do cartão de vacinação e documento de identificação, as pessoas que fazem parte deste grupo devem levar também o receituário médico que comprova a doença pré-existente e no caso das puérperas, a comprovação de maternidade ou parto.

SEGURANÇA
“A vacina é segura, quase não tem efeito colateral e contraindicação. Estudos recentes mostram que no mínimo 70% das pessoas vacinadas ficam protegidas contra a gripe H1N1. Por isso, é fundamental que os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde, e que são os mais vulneráveis às complicações da doença, se imunizem”, justifica Micheli Moreira. A campanha vai até 26 de abril. A meta é imunizar 80% da população que tem direito à vacina, o correspondente a 34 mil pessoas, incluindo população carcerária e trabalhadores que exercem suas atividades em unidades de saúde.

DIA D
Para assegurar que todas as pessoas que devem vacinar sejam imunizadas, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha na capacitação e estruturação das ações do “Dia D contra a Gripe”. No próximo dia 20, todas as unidades de saúde da rede municipal estarão vacinando, de 8h às 17h, inclusive as do Bom Retiro 2 e Vila Formosa, que receberão um posto móvel.
Segundo a referência em Saúde da Criança do Departamento de Atenção Básica, Sirley Rodrigues, 220 profissionais estarão envolvidos na ação e já foram capacitados. A vacina também será disponibilizada no ambulatório do Shopping do Vale do Aço, na mesma data e horário.

A vacina e seus benefícios

A vacina contra gripe 2013 é a trivalente e imuniza contra os dois tipos de gripe comum e também contra o tipo H1N1 (Influenza). A vacina é produzida com vírus inativo, ou seja, vírus morto. O início da proteção se dá 15 dias após a aplicação e dura por um ano. A enfermeira Micheli Moreira ressalta que a vacinação reduz em 40% o risco de internação hospitalar e em até 75% o risco de morte por complicações, sobretudo, entre as pessoas com mais de 60 anos – o grupo mais numeroso a ser imunizado durante a campanha.

No caso da mãe puérperas e o bebê, os benefícios vão além. “Os anticorpos são passados da mãe para o bebê por meio da placenta, durante a gestação e do leite materno para o bebê, prevenindo assim, as crianças com menos de 6 meses. Alguns estudos também apontam que a vacina diminui o risco de parto pré-maturo e o aborto, já que reduz as complicações recorrentes da Influenza”, explica a enfermeira, enfatizando ainda que “as mulheres que sofreram o aborto em até 45 dias também devem ser imunizadas.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com