Cidades

UTC e lixão recebem visita técnica em Revés do Belém

BOM JESUS DO GALHO – As engenheiras Danielle Nogueira Godoy e Ana Lúcia Maia, da Erg Engenharia Ltda, acompanhadas pelo secretário do Meio Ambiente, Genivaldo Nunes,  realizaram uma visita técnica a uma Unidade de Triagem (UTC) irregular situada no bairro Novo Horizonte, em Revés do Belém, a fim de verificar a possibilidade de reforma e regularização da unidade.

Durante a vistoria, foi identificada a impossibilidade de o local ser licenciado por sua proximidade do conjunto habitacional que conta com 28 residências.

Apesar de ser conhecida como UTC, a unidade não realiza compostagem.

A vistoria foi realizada também no lixão situado no distrito para análise da possibilidade de recuperação da área degradada, construção e instalação de UTC no local.

“Em uma próxima etapa, iremos à Supram verificar os requisitos para recuperação dessa área de lixão que fica no distrito de Revés”, disse o secretário de Meio Ambiente, Genivaldo Nunes. Ainda segundo ele, será preciso traçar um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) para o lixão, e um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) para o município.

SANEAMENTO

As vistorias são uma das ações do Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e Destinação de Resíduos Sólidos desenvolvido pela Fundação Renova com o objetivo de disponibilizar recursos financeiros para os municípios banhados pelo Rio Doce impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). O dinheiro será empregado no custeio da elaboração de planos básicos de saneamento básico, elaboração de projetos de sistema de esgotamento sanitário, implementação de obras de coleta e tratamento de esgotos, erradicação de lixões e implantação de aterros sanitários regionais.

Segundo destaca o prefeito municipal, Willian Batista de Calais, “solucionar o problema do lixo no município é uma prioridade da atual gestão, em favor da saúde de todos e em defesa do meio ambiente”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com