Cidades

Usiminas: Um novo olhar sobre a sustentabilidade

(Créditos: Rodrigo Zeferino)

DA REDAÇÃO – A Usiminas, em sua participação na 28ª Expo Usipa, convidou os visitantes a conhecer mais sobre o desenvolvimento sustentável. Ao todo, cerca de 200 pessoas participaram das oficinas realizadas durante a feira. As iniciativas promovidas pela siderúrgica nas áreas social, econômica e ambiental foram ressaltadas por meio de ações divertidas e lúdicas. A atração “Usiminas na vida das pessoas”, inspirada no famoso jogo Genius, e as oficinas de arte oferecidas em parceria com o Instituto Cultural Usiminas foram o destaque do estande da companhia.

OFICINAS
Sucesso de público, as oficinas tiveram lotação máxima, inclusive com fila de espera. Ao fabricarem o seu próprio brinde, carregado de história e significado, os visitantes saíram do estande surpreendidos com a atividade, que ensinou maneiras criativas de transformar em arte o agregado siderúrgico produzido na Usina de Ipatinga. De acordo com a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, a grande participação do público superou as expectativas. “É gratificante ver o retorno tão positivo das pessoas que participaram e puderam ver maneiras criativas de transformar o agregado siderúrgico em arte sustentável.”

Participante da oficina “Criação de Pássaro Artesanal com Agregado Siderúrgico”, ministrada pela artesã Adriane Lima, a aposentada Maria Célia Moreira aprovou a iniciativa. Durante a atividade, moldes de pássaros produzidos com tecido de uniforme da Usiminas foram costurados, preenchidos com agregado siderúrgico em pó e colados em uma pedra do mesmo material.

Na oficina “Pintura com Agregado Siderúrgico”, comandada pela artista plástica Rosane Dias, os participantes utilizaram tinta feita por agregado siderúrgico pigmentado para dar vida e corres a pássaros desenhados em papel celulose. Para encerrar as atividades, na oficina “Ilustrações com Papel e Aplicação de Agregado Siderúrgico”, a ilustradora Fernanda La Noce ensinou ao público uma técnica mista para desenhar, recortar e colar o agregado siderúrgico em seus trabalhos.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Além de apresentar em seu espaço na Expo Usipa o aspecto econômico de sua atuação, com as soluções em aço que estão presentes no dia a dia da comunidade, a Usiminas, que segue os princípios do Desenvolvimento Sustentável, mostrou ainda os seus principais projetos sociais e ambientais. No âmbito social, as iniciativas são possibilitadas por meio da Fundação São Francisco Xavier, nas áreas de saúde e educação, e do Instituto Cultural Usiminas, com foco em cultura e esporte. Entre os programas voltados à preservação do meio ambiente, destacam-se os projetos Xerimbabo, pioneiro em educação ambiental no país, e o Caminhos do Vale, que promove o uso de resíduos siderúrgicos na pavimentação de acessos de várias cidades da região do Vale do Aço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com