segunda-feira, agosto 25, 2025
Google search engine
InícioCidadesUsiminas reforça ações de prevenção a incêndios em áreas verdes de Ipatinga

Usiminas reforça ações de prevenção a incêndios em áreas verdes de Ipatinga

IPATINGA – Com a chegada do período mais seco do ano, a Usiminas reforça a importância da prevenção contra incêndios em áreas verdes, especialmente nas regiões próximas a áreas urbanas. A empresa mantém, no Vale do Aço, aproximadamente 2.600 hectares de áreas de preservação, o equivalente a mais de 3.700 campos de futebol, e adota diversas medidas para preservar o meio ambiente e a biodiversidade local.

Em 2024, foram registrados 45 incêndios nas áreas verdes da Usiminas. Em 2025, até o momento, já foram contabilizados 26 ocorrências, número que alerta para a necessidade de ampliar a conscientização da comunidade.

A empresa conta com uma equipe especializada na manutenção das áreas verdes, responsável por atividades como roçada, poda, limpeza e plantio de mudas, seguindo um cronograma que contempla todas as áreas, em média, quatro vezes ao ano. Além disso, são realizados aceiros florestais com foco na prevenção de incêndios. A equipe conta com 36 brigadistas, que se somam aos bombeiros e podem atuar em casos de incêndio, além de dois veículos de transporte, dois caminhões com cabines para ferramentas e caminhões-pipa. A Usiminas também dispõe de uma equipe de prevenção composta por 26 bombeiros civis, dois caminhões e dois veículos de apoio.

MONITORAMENT E CONTROLE

A Central de Monitoramento Ambiental da Usiminas funciona 24 horas por dia e desempenha papel crucial no acompanhamento das áreas de preservação. São quatro estações de monitoramento da qualidade do ar e câmeras que permitem identificar focos de queimadas e acompanhar, em tempo real, os impactos na região.

“As queimadas geram um aumento expressivo na concentração de partículas inaláveis na atmosfera, impactando diretamente a qualidade do ar. Por isso, nosso trabalho é contínuo, tanto no monitoramento quanto na prevenção”, reforça a gerente de Meio Ambiente, Mônica Lima.

INICIATIVA

A Campanha de combate a incêndios é uma iniciativa da FIEMG Regional Vale do Aço, Aperam, Cenibra e Usiminas, por meio do grupo técnico de Comunicação Corporativa do Conselho Estratégico da entidade.

O objetivo é alertar a população tanto urbana, quanto rural sobre os danos causados pelos incêndios florestais e os impactos ambientais, sociais e econômicos, além dos riscos à saúde humana. Reforçando que queimada ilegal é crime ambiental. E quem provoca, coloca vidas em perigo. Denuncie.  Respeite o meio ambiente. Proteja o que é de todos. Para denúncia ligue 193.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments