Nacionais

Usiminas recebe evento sobre economia circular

BELO HORIZONTE – A Usiminas recebeu anteontem (7), na sede da companhia, em Belo Horizonte, cerca de 150 participantes do evento Indústria Circular – Ações Sustentáveis na Metalurgia e Mineração, promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). Grandes empresas, órgãos de fomento e instituições de ensino apresentaram ações baseadas na economia circular, um modelo inovador de negócios e processos industriais que transforma os resíduos da indústria em recursos úteis para a fabricação de novos produtos.

Para o presidente executivo da ABM, Horacidio Leal, ainda há desafios para o melhor aproveitamento, na própria metalurgia e siderurgia, dos rejeitos originados dos processos produtivos da indústria.

Durante o workshop, a Usiminas apresentou o seu Programa de Sustentabilidade Usina Circular, que promove, entre outras iniciativas, a transformação da escória de aciaria em coprodutos com aplicações em mercados como agricultura, cimento, lastro ferroviário, construção civil e reciclagem interna. Um exemplo é o Usical, corretivo de solo desenvolvido pela empresa a partir do agregado siderúrgico da Usina de Ipatinga. O material foi apresentado recentemente pela ABM à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), como oportunidade de aproveitamento de resíduos industriais.

Também participaram do evento representantes da ArcelorMittal, Fiat, Vale, Vallourec e Votorantim Metais, além do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com