Cidades

Usiminas promove simulação de emergência no aeroporto

Fogo foi provocado por 600 litros de combustível e foram necessários 8 mil litros de água para apagá-lo
(Crédito: Divulgação Usiminas)

IPATINGA – A Usiminas, juntamente com a empresa Socicam Aeroportos, realizou na tarde deste sábado (24) um Exercício de Simulação de Emergência Aeronáutica (ESEA) em seu aeroporto, no município de Santana do Paraíso. O simulado é um cumprimento à legislação editada pelos órgãos reguladores da Aviação Civil no Brasil e em conformidade com as normas da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO/OACI).

O exercício simulado incluiu técnicas de combate a incêndio e socorro a vítimas que teoricamente seriam encaminhadas aos hospitais ou atendidas no próprio aeroporto.
Com o objetivo de fazer com que o treinamento fosse o mais real possível, foi mobilizada uma equipe de cerca de 80 pessoas, incluindo profissionais do aeroporto da Usiminas, do Corpo de Bombeiros da empresa, da 12ª Região de Policia Militar, do 14º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, da 2ª Companhia do 6º Batalha de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Companhia de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dos hospitais Márcio Cunha e Municipal de Ipatinga e também da Companhia.

A simulação ocorreu a cerca de um quilômetro do posto de embarque e desembarque de passageiros do Aeroporto e não comprometeu a decolagem nem aterrissagem de voos, pois foi realizada durante um intervalo de tempo em que não havia voos programados.

INCÊNDIO
Um dos treinamentos que mais chamou a atenção dos presentes foi o de combate a incêndios, que impressionou pelo realismo. Segundo a Usiminas, foram usados cerca de oito mil litros de água para combater o fogo, provocado por 600 litros de combustível.

O trânsito na BR-458, que liga as cidades de Ipatinga a Caratinga passando por Santana do Paraíso, e que dá acesso ao aeroporto, foi interditado por cerca de 30 minutos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve na rodovia para segurar os veículos durante o tempo do treinamento.


Trânsito na BR-458 foi interrompido por cerca de meia hora devido ao treinamento no aeroporto
(Crédito: André Almeida)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com