Cultura

Usiminas planta mudas para revitalizar lagoa no Bom Jardim

(Crédito: Sérgio Roberto/Divulgação)

IPATINGA – A Usiminas promoveu na manhã deste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, um plantio de mudas como parte das ações de revitalização da lagoa Passagem Raízes, localizada na região conhecida como “Mutirão 1º de Maio”, no bairro Bom Jardim. Em parceria com a Prefeitura Municipal e Polícia Militar de Meio Ambiente, os colaboradores da empresa plantaram 80 mudas no terreno que separa o lago da rua, área degradada após a crescente urbanização.

O plantio do dia somou-se ao trabalho já realizado desde dezembro do último ano, quando a Usiminas deu início ao reflorestamento de uma área de 6 mil metros quadrados, espaço que compreende o entorno da lagoa. Nesse primeiro plantio foram deixadas 700 mudas de árvores nativas e ornamentais no local. “A ação contribui para que a água não seque, retendo melhor as chuvas, proporciona um ambiente mais agradável, melhor visual e a preservação do espaço. Contamos com o apoio da Prefeitura e dos moradores para a manutenção e conservação da área,” destaca o analista de meio ambiente da Usiminas, Fabrício Vilela.

ESPÉCIES

A lagoa recebeu espécies como flamboyant-mirim, palmeiras, quaresmeiro, callistemon, aroeira salsa e escomilha africana. Primeiro passo para os moradores voltarem a ter o cenário anterior ao aumento das residências. “Aqui tinha mais verde antes, estávamos precisando de uma ação como essa da Usiminas para manter a nascente e incentivar as pessoas a ajudar a cuidar, por isso vamos orientar melhor para juntos mantermos a área,” disse o vice-presidente da associação de moradores, Abelardo Mota Filho.

Presente no plantio, o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gustavo Finocchio Lima, destacou a iniciativa em parceria. “Sabemos da importância do evento aqui hoje e agradecemos à Usiminas pela ação, assim como em outras iniciativas que temos realizado nos últimos meses.”

RESPONSABILIDADE
A programação da Semana do Meio Ambiente da Usiminas e Usiminas Mecânica teve início no último sábado (31), quando foram oferecidas mudas em troca de donativos na Campanha do Agasalho da empresa no Parque Ipanema.

As empresas também participaram das Blitzen Ecológicas realizadas em parceria com a Rede Ambiental Verde Vida para conscientização dos motoristas na cidade e ainda eventos internos junto aos colaboradores como seminários, palestras distribuição de mudas.

Ao mesmo tempo, continuam as atividades do mais importante projeto de educação ambiental da região, o Xerimbabo, que comemora 30 anos de realização. No período as atividades se concentram nas escolas da região com o desenvolvimento da temática entre os alunos com concursos de redação e desenho. As escolas têm até 12 de junho para enviar os trabalhos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com