Cidades

Usiminas pede que Sindipa leve debate aos trabalhadores

IPATINGA – A Usiminas, de forma transparente e valorizando o diálogo, iniciou nesta segunda-feira (1º), as reuniões com o Sindipa sobre as readequações que a companhia pretende fazer em função da “crise do aço”.

Foram apresentados os fundamentos e perspectivas de mercado que levaram a empresa a optar pela proposta de redução da jornada em 1 dia útil/semana, com redução de salário proporcional para os empregados administrativos. Tal proposta é uma alternativa da empresa para preservar, ao máximo, sua equipe de trabalho diante da permanente crise do mercado siderúrgico.

ASSEMBLEIA
Em face deste contexto, a Usiminas espera que o sindicato submeta com brevidade a proposta para que os empregados administrativos possam democraticamente apreciá-la em assembleia. Uma nova reunião foi agendada para quarta-feira (3).

A demanda por aço está em um patamar bastante inferior. Setores relevantes para a siderurgia nacional, especialmente para a Usiminas, estão com fracos níveis de atividade. A Associação Nacional dos Veículos Automotores (Anfavea) afirmou que a produção de veículos registrou queda de 17,5% nos quatro primeiros meses do ano, reflexo das paradas feitas por montadoras para adequarem o ritmo das linhas de montagem à queda do consumo. Já o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda) divulgou que as vendas de aços planos caíram 16,2% no acumulado do ano, comparado com o mesmo período do ano de 2014.

MAIS QUEDA
O Instituto Aço Brasil prevê que o consumo de aços planos no Brasil caia 6% em 2015. Entretanto, o mercado já especula que este número poderá ser revisto em breve, prevendo uma queda ainda maior. O cenário de baixa demanda tem impactado o resultado de todas as siderúrgicas. Conforme dados oficiais amplamente divulgados pela imprensa, a Usiminas começou o ano com um prejuízo líquido de R$ 235 milhões no 1º trimestre. A empresa está em processo de desligamento temporário do alto-forno 1 de Ipatinga e do alto-forno 1 de Cubatão.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com