Foto: Sede da Usiminas, em Belo Horizonte – Leonardo Galvan
BH – A Usiminas anunciou nesta segunda-feira (17/2), após receber comunicado dos seus acionistas controladores, Nippon Steel e Ternium, mudanças na sua Diretoria Estatutária. As alterações serão realizadas por meio de eleição em reunião do Conselho de Administração da companhia, no dia 21 de maio. O vice-presidente de Planejamento Corporativo, Takahiro Mori, deixa a companhia e sua função será ocupada por Yoshiaki Shimada, então diretor executivo da Nippon Steel Divisão Américas e Conselheiro da Usiminas. Já a vice-presidência Industrial, atualmente sob a liderança de Tulio Chipoletti, ficará sob a gestão do atual diretor da Usina de Ipatinga, Américo Ferreira Neto.
Ao anunciar as mudanças, o presidente da Usiminas, Sergio Leite, ressaltou a grande contribuição de Mori e Chipoletti à companhia, especialmente nos últimos anos, quando a empresa retomou uma trajetória de crescimento sustentável. Leite também desejou sucesso aos executivos em seus novos desafios profissionais. “Agradeço a dedicação e competência de Tulio e Mori e ressalto que a Usiminas será sempre a casa de ambos”, complementou o executivo.
Túlio iniciou sua trajetória na companhia como diretor da Soluções Usiminas, em 2013, e, no final de 2014, assumiu a vice-presidência Industrial. O executivo permanecerá na empresa até 21 de maio.
Mori estava na Usiminas desde 2016 e deixa a companhia no dia 13 de março. Até a eleição de Shimada, também no dia 21 de maio, a posição será acumulada pelo vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, Alberto Ono.
O novo diretor da Usina de Ipatinga será anunciado posteriormente.