Cidades

Usiminas fornece aço para maior coluna de exploração do Pré-Sal

O aço da siderúrgica, produzido com a tecnologia CLC, na Usina de Ipatinga, atende a demandas específicas desse mercado

IPATINGA – A Usiminas acaba de fazer parte de uma importante operação de exploração do Pré-Sal, a partir do fornecimento de aço para a TenarisConfab, responsável pelo fornecimento de tubos para a indústria energética. O aço da siderúrgica, produzido com a tecnologia CLC, na Usina de Ipatinga, atende a demandas específicas desse mercado e foi aplicado na maior coluna de revestimento de superfície (surface casing) da história de exploração petrolífera no Brasil: 1.650 metros, dos quais 50 metros estão na camada do pré-sal. Para o projeto, a Usiminas forneceu cerca de 400 toneladas de chapas grossas CLC que foram utilizadas na produção de tubos.

“Nesta operação, o principal desafio da companhia foi garantir a integridade estrutural da coluna, possível com o domínio da tecnologia, que permite a produção de chapas de alta resistência mecânica e com espessura superior, necessárias para atender as demandas específicas dos equipamentos do pré-sal”, afirma Rinaldo Machado, gerente-geral de Vendas para Construção e Infraestrutura da Usiminas. Com o dobro de extensão em relação às colunas aplicadas em poços típicos, que giram em torno de 800 metros, a coluna fornecida pela TenarisConfab foi instalada em lamina d´água superior a 2000 metros.

Desde que anunciou investimentos da ordem de R$ 539 milhões na tecnologia de resfriamento acelerado de chapas grossas CLC, em 2010, a Usiminas já forneceu mais de 23 mil toneladas de chapas com espessuras acima de 17,00mm, em sua maioria destinada para aplicações severas, que requerem aços de alto conteúdo tecnológico, nos mercados de exploração e condução de petróleo e gás natural.

A TECNOLOGIA
Licenciada da Nippon Steel, a tecnologia CLC permite a produção de chapas grossas com alta resistência mecânica, elevada tenacidade e desempenho superior de soldabilidade – características técnicas ideais para melhor performance do aço em grandes profundidades marítimas, como, por exemplo, a camada pré-sal. Basicamente, o CLC é capaz de produzir chapas grossas de alta resistência mecânica com elevado padrão de soldabilidade.

Em processos siderúrgicos normais, as duas grandezas são inversamente proporcionais. Além disso, por oferecer melhores condições do que as chapas grossas convencionais, o CLC agrega competitividade ao cliente, pois proporciona ganhos de produtividade nas operações de solda. A facilidade e confiabilidade da solda são requisitos essenciais para os mercados de óleo e gás e naval, nos quais os produtos finais (cascos de navios, oleodutos, plataformas, etc.) normalmente resultam da solda de chapas grossas em tubos ou grandes estruturas. Esta nova linha de aços também poderá atender a outros mercados, como construção civil e máquinas e equipamentos.

Por ser um aço de alta resistência e excelente tenacidade, esses segmentos poderão aproveitar essas características montando estruturas mais leves, gerando melhor performance de execução do projeto. São diferenciais que tornam esse aço mais competitivo e capaz de agregar valor ao mercado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com