IPATINGA – Para marcar o Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, e dar início ao projeto de adensamento do Cinturão Verde da Usiminas em Ipatinga, a empresa promoveu uma cerimônia especial que reuniu autoridades locais, representantes da comunidade, colaboradores e seus familiares.
A programação incluiu uma visita panorâmica à usina, com foco ambiental, seguida pelo plantio simbólico das primeiras mudas do programa. Até o fim do ano, serão plantadas 15 mil mudas em uma área de 6,11 hectares, o equivalente a mais de oito campos de futebol. A iniciativa também prevê a gramação de mais de 100 mil m² de áreas verdes, ampliando o paisagismo e reforçando o equilíbrio ambiental no entorno do Centro Industrial de Ipatinga.
Adensamento das áreas verdes
O Programa de Adensamento de Áreas Verdes fortalece o Cinturão Verde no entorno da usina, ampliando a cobertura vegetal. A iniciativa cria uma barreira natural contra ruídos e a dispersão de material particulado, além de valorizar o paisagismo e melhorar a percepção visual.
MATERIAL PARTICULADO
Além do reforço ao Cinturão Verde, a Usiminas vem adotando novas medidas para reduzir a emissão e a dispersão de particulados no Centro Industrial de Ipatinga. Entre as ações estão a modernização de sistemas ambientais da Sinterização e da Aciaria, o uso de varredeiras mais eficientes para limpar mensalmente cerca de 900 quilômetros de vias internas e a ampliação da aplicação de polímeros biodegradáveis, produtos que atuam como selantes, aglomerando as partículas de poeira, para cobrir 124 quilômetros de rotas. A empresa também está ampliando áreas pavimentadas, mais de 56 mil m² até 2027, sendo 38 mil já em execução, e reforçando a limpeza de grandes estruturas, incluindo telhados que somam 44 mil m².