Cidades

Usiminas celebra 50 anos buscando superar a crise e ampliar mercados

Julián Eguren, presidente da Usiminas, afirmou que desafio da empresa é saber como utilizar os recursos investidos (Fotos: André Almeida)

IPATINGA – A Usiminas completou nesta sexta-feira (26) 50 anos de operação, e para festejar a data realizou ontem na cidade um evento comemorativo que contou com presenças ilustres, como o presidente da companhia, Julián Eguren, e o governador do Estado, Antonio Anastasia (PSDB).
A cerimônia foi realizada no escritório central da empresa, em Ipatinga. Além dos funcionários da Usiminas no Brasil, diversos representantes do grupo japonês Nippon Steel, que detém 29% das ações da companhia, e da ítalo-argentina Ternium/Tenaris, com 27% de participação, estavam presentes.
Um dos personagens principais da festa foi o atual presidente da empresa, o argentino Julián Eguren. Ele conversou com os jornalistas e falou sobre a data, que considerou de grande importância para todo o Vale do Aço.
Eguren destacou ainda que apesar do período econômico mundial não ser dos melhores, o mercado da Usiminas continua agressivo e competitivo, o que reforça o compromisso da empresa com a região.

CICLO
Ele afirmou ainda que a Usiminas está no final de um ciclo de investimentos muito grande, avaliados em 11 bilhões de reais, nas áreas de galvanização e coqueria e também nos processos de resfriamento de chapas de aço. “O nosso grande desafio agora é de como utilizar esses investimentos”, disse.
Esses investimentos, segundo o presidente, irão reforçar o atual objetivo da empresa, que é aumentar as vendas no mercado interno, e adiantou que a indústria irá vender seus produtos para a Petrobras.
A produtividade, inclusive, é um tema estratégico para a empresa, segundo Julián. Ele contou que tem buscado a eficiência industrial através de treinamento de pessoal e mudança de processos de produção para competir com os concorrentes.

ANASTASIA
Convidado para a cerimônia, o governador Antonio Augusto Anastasia veio ao Vale do Aço especialmente para dar os parabéns à Usiminas. Em conversa rápida com os jornalistas, ele enfatizou que a siderúrgica é uma das empresas mais estratégicas e importantes não só de Minas Gerais, mas do Brasil. “Não só porque ela incorpora uma tecnologia de primeiro mundo, mas porque ela processa aquela que é a grande riqueza do Estado, que é o minério de ferro, transformando-o em aço, que serve de matéria prima para os produtos da nossa indústria”, disse.
Apesar da pressa, Anastasia não conseguiu evitar as perguntas políticas, já que nas eleições deste ano todas as cidades do Vale do Aço elegeram prefeitos pertencentes ao Partido dos Trabalhadores (PT), que é oposição ao PSDB, partido do governador. Questionado sobre como ele avalia esta situação, Anastasia afirmou que pretende trabalhar com muito respeito junto aos novos prefeitos da região, mas minimizou a importância do assunto: “Passado o momento eleitoral, agora é a fase de um trabalho integrado”, disse.
Momentos antes de falar com a imprensa, o governador deu sinais do respeito sobre o qual falou, cumprimentando a prefeita eleita de Ipatinga Cecília Ferramenta (PT) e seu marido, o ex-prefeito Chico Ferramenta.

SINDIPA
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), Luiz Carlos Miranda, também participou da solenidade. Ele lembrou a importância de se homenagear os funcionários da empresa, além de nomes como o do ex-presidente Rinaldo Campos Soares, falecido em 2011. Para Luiz Carlos, a companhia tem os melhores trabalhadores metalúrgicos do Brasil e o diferencial da empresa são seus empregados.
Com relação à campanha salarial em que se encontra o Sindipa, Luiz Carlos explicou que atualmente os trabalhadores e a empresa estão em fase de debate e discussão sobre os reajustes salariais e outros benefícios a serem recebidos. “Talvez essa seja a etapa mais difícil, na qual é imprescindível que haja mobilização e participação dos trabalhadores”, avaliou. Miranda afirmou também que espera começar as negociações com a Usiminas já na próxima semana, mas disse que não acredita que uma resposta seja dada até 1º de novembro, data-base para os reajustes.

LEMBRANÇA

Para Conceição Dias Soares, viúva do ex-presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares, a comemoração dos 50 anos da empresa é um grande marco para a cidade, pois, segundo ela, a siderúrgica desenvolveu a região e trouxe o progresso. Para ela, é inevitável associar o nome da empresa ao de seu marido: “Eu acredito que de onde ele (Rinaldo) estiver, deve estar contente pelo aniversário”, comentou a viúva.
Conceição adiantou ainda que no dia 13 de novembro irá lançar em Ipatinga um livro sobre Rinaldo e sua trajetória de vida. A obra, intitulada “A marca do professor”, aborda a vida profissional e pessoal do ex-presidente da Usiminas. De acordo com a viúva, a renda obtida com a venda dos livros será toda doada para a Casa da Esperança.

BRUMER
Outro convidado especial para a cerimônia de comemoração do aniversário da Usiminas foi o ex-presidente da companhia Wilson Brumer, que deixou o cargo em janeiro deste ano.
Ele contou que após sair da companhia, que presidiu por quase dois anos, passou a se dedicar ao mercado financeiro, criando fundos de investimento na área de mineração e também de shoppings centers no interior do Brasil.
Atualmente, Brumer preside o conselho da Ômega Energia Renovável, companhia de geração elétrica sediada em Belo Horizonte, e é conselheiro administrativo da Direcional Engenharia.
Além de Ipatinga, as cidades onde existem instalações da Usiminas comemoraram o aniversário da empresa com atividades para marcar a data. Atualmente, a companhia possui uma usina em Cubatão, São Paulo, a sede que fica na capital mineira, além de outras filiais em Estados como Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Além da solenidade, foi realizado o tradicional Baile em Homenagem à Usiminas na noite desta sexta. Realizado anualmente pelo Clube Morro do Pilar, o evento levou a história da Usiminas aos convidados, em clima de comemoração.


Convidado, o ex presidente Wilson Brumer esteve no evento, mas contou que
siderurgia não faz mais parte de seus negócios

 


O ex-prefeito Chico Ferramenta e Cecília Ferramenta, prefeita eleita de Ipatinga

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com