Cidades

Usiminas aumenta em 50% as horas de treinamento

IPATINGA – A Usiminas vai aumentar em cerca de 50% as horas de treinamento por empregado em 2014, com relação ao ano passado. O plano está alinhado com a estratégia da empresa de priorizar ganhos de produtividade e o desenvolvimento de talentos. Para isso, estão programados treinamentos focados nas principiais áreas técnicas, de modo a reforçar o patamar de eficiência operacional do grupo e melhorar a base de conhecimento da força de trabalho.

INTEGRAÇÃO
Segundo Julián Eguren, presidente da Usiminas, a empresa tem time para se transformar numa companhia excelente, que se relaciona com clientes, fornecedores, com os próprios empregados e a comunidade. “Está havendo uma integração forte de equipes de Ipatinga e Cubatão. A ideia é adotarmos as melhores práticas de cada fábrica e compartilhar essas técnicas para recuperarmos a liderança industrial da empresa. Temos equipamentos e pessoal para isso”, avalia.

FORA DO MAPA

Ainda para o executivo, a Usiminas tem que crescer sem perder a disciplina de custos, mas incorporando objetivos de médio prazo, em uma segunda etapa. “Falamos, agora, em como preparar a nossa mão de obra para o futuro, com treinamento e desenvolvimento de talentos, para continuarmos buscando o aumento da produtividade da companhia.

Precisamos de talentos em todos os níveis da pirâmide dos Recursos Humanos. O mundo e o negócio do aço serão cada vez mais complexos e competitivos. Há sobra de capacidade da produção de aço, estimada em 550 milhões de toneladas no mundo. É como se estivessem fora do mapa as fábricas de 16 Brasis”, explica Julián.

JOVENS PROFISSIONAIS
Seguindo o objetivo de desenvolver profissionais de forma integrada ao modelo de gestão da empresa, a Usiminas lançou o Programa Jovens Profissionais. A ideia é que jovens talentos transitem lateralmente por diversos setores, permitindo a visão dos principais processos da empresa. As rotações e o acompanhamento estruturado são uma real oportunidade de desenvolvimento e aprendizado para esses profissionais. Conhecedores do panorama global da empresa desenvolverão habilidades nas áreas administrativa, industrial e comercial, garantindo uma ampla formação.

VALOR AGREGADO
Entrando em uma nova fase, a Usiminas já apresentou importantes melhorias em seus últimos resultados e começou a colher os frutos do trabalho de toda a equipe. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu cerca de R$ 11 bilhões em valor agregado. Entre os principais investimentos, estão uma nova linha de galvanizados e uma tecnologia inovadora no processo de laminação.

Segundo Julián, estas linhas permitem oferecer produtos inéditos no Brasil, como os aços de alta resistência para exploração de petróleo da camada do pré-sal, desenvolvido junto da Petrobras e da Confab. “Foi um desafio tecnológico enorme desenvolver aqui aços que só eram produzidos no Japão. Estamos trabalhando na homologação desses produtos para começar a ocupar essas linhas e levar a empresa a um lugar de destaque no mercado. Isso protege a Usiminas das importações da China, Rússia e Ucrânia”, completa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com