Cultura

Usicultura tem agenda cheia em abril

O Grupo Fratelli constrói uma reflexão em torno da importância e do papel das artes do circo na escola

 

(DA REDAÇÃO) – O Centro Cultural Usiminas divulgou sua programação de Ação Educativa para este mês. Todas as atividades são voltadas às linguagens artísticas de forma integrada.
As atividades estão divididas em dois programas: Laboratório Usicultura, com atividades voltadas para a formação dos professores/educadores. Espaço de encontro e troca, reflexão, fruição e prática a partir do contato com as diferentes formas de expressão artística. E, Escola-Usicultura: atividades voltadas para a formação dos alunos com o objetivo de promover o contato de estudantes da educação infantil ao ensino universitário com as diferentes manifestações e linguagens artísticas. O programa contempla atividades que envolvem as escolas nas áreas de artes cênicas, literatura e artes-visuais.

Oficina de Música e Contação de Histórias
Música | Contação de Histórias
Brincadeira, ritmo e musicalidade na escola
Grupo Tiquequê (SP)

Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, principalmente no que se refere à concentração. Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma seleção de jogos e brincadeiras que trabalham a coordenação e o ritmo com foco na música e na narração, proporcionando a experiência de brincar e uma reflexão de como utilizar alguns jogos para propor conteúdos aos seus alunos.
O Grupo Tiquequê desenvolve desde 2001 um espetáculo infantil que une música, dança, teatro e narração de histórias. Cada número de seus shows tem uma proposta cênica inspirada em alguma brincadeira popular ou dança tradicional.
Data: 17 e 18 de abril – terça e quarta
Horário: 18h às 22h
Local: Centro Cultural Usiminas
Inscrições: 2 de abril para associados ao “Clube do Professor” e a partir do dia 3 de abril para demais interessados

Circo | Artes do Corpo
O circo na escola – teatro, dança e música
Acrobático Fratelli (SP)

O Grupo Fratelli, reconhecido por misturar diferentes manifestações artísticas em espetáculos circenses, convida os professores a experimentar técnicas circenses com seus contrapontos na dança, no teatro e na música, construindo uma reflexão em torno da importância e do papel das artes do circo na escola.
O Grupo vem aprimorando o olhar sobre a arte circense e é uma das companhias pioneiras no Brasil na busca de uma forma inovadora de se fazer Circo. Desde 2000, realiza cursos de técnicas circenses para crianças e adultos.
Data: 27 e 28 de agosto – segunda e terça
Horário: 18h às 22h
Local: Centro Cultural Usiminas
Inscrições: 13 de agosto para associados ao “Clube do Professor” e a partir do dia 14 de
agosto para demais interessados

Entrando em Cena
Oficina de criação teatral para professores
Luzia de Resende (MG)

Nesta oficina prática, os participantes poderão refletir sobre a ideia do teatro na escola como uma atividade de “síntese das artes”, por oferecer aos estudantes oportunidades de aplicar suas experiências e conhecimentos adquiridos em outras disciplinas integrando ao processo de aprendizagem.
Luzia de Resende – Socióloga, pedagoga empresarial, atriz e diretora artística e de produção do Grupo de Teatro Perna de Palco. Realizou diversos projetos culturais: workshop nas universidades de Brasília e Salvador, Projeto Maturarte, Encenar, Projeto Perna de Palco, Perna de Palco Consolidação, Tripé, Circulação e Cidadania pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Data: 14 e 15 de setembro – sexta e sábado
Horário: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h
Local:
Centro Cultural Usiminas
Inscrições: 03 de setembro para associados ao “Clube do Professor” e a partir do dia 04 de setembro para demais interessados

SERVIÇO
Para todas as Oficinas

Público-alvo: professores de língua portuguesa e literatura, artes cênicas,
estudantes de pedagogia e artes, educadores e interessados.
Vagas: 25
Inscrições presenciais na Ação Educativa
Taxa: R$ 20,00 Escola-Usicultura

Espetáculos Didáticos promove o encontro entre escola e teatro
Toc Patoc
Tiquequê (SP)

Palavras-chave: música, contação de histórias, teatro e arte popular
O espetáculo proporciona às crianças o contato com cantigas e brincadeiras da cultura popular de gerações passadas, possibilitando a experiência com elementos expressivos como o canto, o ritmo, a dança e a narração.
Data: 18 e 19 de abril – quarta e quinta
Horário: 9h, 14h e 15h309

Le Petit Cirque Fratelli
Grupo Acrobático Fratelli (SP)

Palavras-chave: circo, teatro e literatura infantil
O espetáculo apresenta números clássicos de palhaços, malabarismos e contorcionismos. O roteiro conta a história de dois ambulantes que, ao chegarem em uma praça para negociar suas bugigangas, são surpreendidos com o recebimento de uma herança: um verdadeiro circo.
Data: 28 e 29 de agosto – terça e quarta
Horário: 9h, 14h e 15h30

Quem pergunta quer resposta
Grupo Oriundo de Teatro (BH)

Palavras-chave: filosofia e teatro
O espetáculo conta a história de Rebeca, uma criança curiosa e sapeca que quer descobrir a resposta para a sua pergunta: “O Que é a Vida?”. É a partir dessa questão que a menina embarca em uma grande aventura.

SERVIÇO
Para todos os Espetáculos

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
Classificação: 4 a 12 anos de idade
Agendamento escolar, gratuito, na Ação Educativa

Sarau Literário tem Machado de Assis e Clarice Lispector
Série de encontros que apresenta obras variadas da nossa literatura, através de leituras encenadas. O objetivo é mostrar aos alunos e professores que, como leitores, eles também participam do processo permanente de recriação da obra. Os saraus contam com a participação do escritor e professor Antônio Geraldo Figueiredo Ferreira e da Companhia de Teatro Espaço Cultural Casa Laboratório, de Ipatinga.
Atividades

“Contos de Machado de Assis”
24 e 25 de abril – terça e quarta
“Laços de Família”, de Clarice Lispector
22 e 23 maio – terça e quarta

Para todas as Apresentações
Local: Teatro Zélia Olguin
Horário: 1º dia 9h, 14h e 19h
2º dia 9h e 14h
Público-alvo: pré-universitários, professores, alunos de todas as séries do ensino médio e interessados em literatura.
Agendamento escolar, gratuito, na Ação Educativa

Galeria expõe fotos do filme “A Visita do Olhar da Sombra”
Conduzidas diariamente por mediadores, as visitas orientadas oferecem aos grupos de estudantes uma imersão dirigida aos possíveis sentidos, conteúdos e informações acerca das exposições da Galeria Hideo Kobayashi e Sala Multimídia do Centro Cultural Usiminas.

Exposição do fotógrafo Fábio Cançado – A visita do olhar da sombra
Data: 03/04 a 09/06/12
Palavras-chave: fotografia, luz, vídeo e cinema
Exposição individual do artista Fabio Cançado com 45 fotos em grande formato, oito vídeos que fizeram parte de seu filme “A Visita do Olhar da Sombra” e uma instalação sensorial. Após inúmeras tentativas frustradas de iluminar fotografias a partir do escuro, e não da luz – feito impraticável, uma vez que a sombra, além de abstrata, é uma faceta da luz, o fotógrafo mineiro encontrou na veste preta uma tradução concreta do que perseguia. O fotógrafo resgata o trabalho autoral e se firma como um dos grandes propositores da nova fotografia no Brasil.

Para todas as Exposições
Horário de visitação: terça a sábado, 10h às 21h
Local: Galeria Hideo Kobayashi
Entrada franca com visitas orientadas. Agendamento escolar a Ação Educativa

Visitas teatralizadas começam no dia 12
Visitas mediadas agendadas aos bastidores do Teatro Zélia Olguin e do Teatro do Centro Cultural Usiminas, explorando plateia, palco, camarins e outros espaços internos para conhecer o funcionamento dos espetáculos teatrais. O objetivo das investigações é estimular o interesse dos estudantes para a linguagem teatral.
Atividades

Teatro do Centro Cultural Usiminas
12 de abril – quinta
30 de maio – quarta
19 de setembro – quarta

Teatro Zélia Olguin
07 de agosto – terça
10 de outubro – quarta

SERVIÇO
Para todas as Visitas
Horário: 8h30, 9h30, 14h e 15h
Classificação: livre
Agendamento escolar, gratuito, na Ação Educativa

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com