Cidades

UPA registra mais de 10,6 mil atendimentos em 30 dias

A média diária de atendimentos na UPA 24 Horas é de 355 pacientes

IPATINGA
– Voltada para casos de urgência e emergência médica e pediátrica, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas de Ipatinga já contabiliza 10.670 pacientes atendidos. No primeiro mês de atividade, a média diária foi de 355,6 atendimentos, com picos registrados às segundas-feiras, com 408 (03/03), 413 (10/03) e 686 (17/03) procedimentos realizados. Ou seja, a “nova porta de urgência 24 horas” aberta pela Prefeitura de Ipatinga em 22 de fevereiro funciona com sua capacidade total instalada e sem restrições de atendimentos.

MAIS PROCURADOS
Segundo os registros da UPA 24 Horas de Ipatinga, os serviços mais procurados foram nas áreas de clínica médica (5.455 consultas), pediatria (2.536) e politrauma (2.271). No pronto-socorro odontológico foram realizados outros 284 procedimentos.

A UPA de Ipatinga é tida como a referência regional para casos de atenção médica intermediária. Dos mais de 10,6 mil atendimentos realizados no primeiro mês de funcionamento, 30% são moradores de outras cidades, a maioria do Vale do Aço e Leste de Minas. Até a última segunda-feira (24/03), pacientes de 83 municípios, além de Ipatinga, foram acolhidos na nova unidade localizada na avenida Gerasa, bairro Canaã.

O secretário de Saúde de Ipatinga, Eduardo Penna, explica que a UPA é intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e o Hospital Municipal de Ipatinga, reduzindo o tempo de espera e qualificando o atendimento nas portas de urgência e da rede hospitalar no município e região. “O funcionamento ininterrupto e a estrutura de pessoal e os equipamentos da UPA são suficientes para solucionar até 97% dos casos que chegam ao local, o que permite melhor organização da rede e mais qualidade no serviço prestado ao usuário”, avalia o secretário municipal.

Perfil de atendimentos

Na UPA 24 Horas de Ipatinga, o atendimento não é priorizado por ordem de chegada. Todos os pacientes são acolhidos e classificados de acordo com a gravidade do caso, obedecendo a critérios técnicos definidos no Protocolo de Manchester. Os pacientes em quadros mais graves, do setor vermelho, que apresentam Acidentes Vascular Cerebral (AVC) ou infarto, por exemplo, têm prioridade no atendimento prestado na unidade. Na sequência são avaliados os casos de quadros agudos (laranja e amarelo), simples com mais gravidade (verde) e ambulatoriais (azul).

Após a estabilização do quadro do paciente, a equipe médica da UPA pode definir pela observação curta (até 24 horas), cuidados intensivos e internação hospitalar, ou ainda orientar o usuário a buscar a rede básica, que esta destinada ao acompanhamento diário e tratamento de pacientes crônicos, por exemplo, hipertensos e diabéticos, dentre outros. Por ser uma unidade que prioriza atendimentos de urgência e emergência, a UPA está focada na atenção aos pacientes classificados como laranja e amarelo, que respondem por 88% do total de atendimentos realizados neste primeiro mês de funcionamento.

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